Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

19/08/2012 - 03h00

Dilma vai isentar participação nos lucros de IR

Bons companheiros Dilma Rousseff fará um gesto na tentativa de recompor sua relação com a CUT, desgastada devido à greve dos servidores federais. A presidente anunciará em setembro a isenção do Imposto de Renda na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), reivindicação antiga da central, ligada ao PT. Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) prometeu em maio que a decisão sairia, mas as negociações foram congeladas graças às paralisações. Agora, Dilma deu sinal verde à medida.

Aqui, não Apesar do afago à central, Dilma não deu nenhuma indicação à equipe de que fará novas concessões para os servidores em greve. Técnicos do governo colocaram na ponta do lápis as reivindicações. Os pedidos variam de a 46,5% a 64,2%.

DilmaTube Para amenizar o efeito de sua decisão de não gravar apoio a Fernando Haddad no início da propaganda eleitoral, a presidente fez uma concessão exclusiva ao candidato do PT em São Paulo: ele poderá usar imagens oficiais ao lado de Dilma em eventos de quando era ministro da Educação.

Blockbuster Após ser o primeiro a adotar a câmera Red One 4K na campanha de Dilma, em 2010, João Santana usa na propaganda de Haddad a Arri Alexa Full HD, a mesma de filmes como "A Invenção de Hugo Cabret" e "Drive". A câmera é do marqueteiro, mas no mercado é locada por R$ 7.500 ao dia.

Válvula Apesar de produzidos e gravados em alta definição pela maior parte dos candidatos, os programas em bloco do horário eleitoral que entrarão no ar na terça-feira chegarão aos telespectadores de São Paulo em formato analógico. Em alguns casos, terão faixas pretas nas bordas.

HD Já para as inserções veiculadas nos intervalos comerciais, Globo e Record aceitaram receber o material em alta definição, mas ainda avaliam as condições técnicas para a transmissão.

Onipresente Mesmo contrariados, advogados consideraram hábil a decisão do relator Joaquim Barbosa de "fatiar" o voto: "Em vez de quatro dias de fama, ele vai pautar todo o julgamento, balizar os demais votos", observa um defensor.

Na rua Contidos pelo grupo ligado a José Dirceu, que adotou a tática da reclusão durante o julgamento do mensalão, militantes do PT estão sendo instados por deputados do partido a ocupar a praça em frente ao STF a partir desta semana.

Esquentou A avaliação dessas alas do PT é que, com a tendência pró-condenação manifestada pelo relator Joaquim Barbosa no início do voto, o partido precisa aumentar a pressão pela absolvição dos réus no caso.

Sedex Nas semanas que antecederam o início do julgamento, Barbosa recebeu de parlamentares (inclusive da base aliada) que atuaram na CPI dos Correios e no Conselho de Ética da Câmara documentos que reforçam aspectos da acusação do Ministério Público contra João Paulo Cunha e Dirceu.

Bronze legal Foi rebatizado de "Bolsa Pódio" o programa federal a ser lançado em setembro para distribuir recursos aos atletas de alto rendimento que tiverem chance de medalha no Rio-2016. Inicialmente, o projeto seria chamado "Bolsa Ouro", mas o Ministério do Esporte preferiu ampliar o slogan.

Linha direta Ao reafirmar a intenção de auxiliar diretamente os competidores, o governo melindra o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Dirigentes do órgão enxergam na ofensiva do Planalto semelhança com a ruptura de Dilma Rousseff com a CBF na gestão de Ricardo Teixeira.

*

TIROTEIO

"Em meio à crise mundial, a presidente deveria mandar Fernando Pimentel trabalhar pela economia, e não pelo PT."

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre a decisão do ministro do Desenvolvimento de tirar férias para reforçar a campanha de Patrus Ananias.

*

CONTRAPONTO

Vai indo que eu não vou

Gilberto Carvalho discursava em seminário sobre o programa Brasil sem Miséria no Palácio do Planalto e elogiava a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. Então, se deu conta de que havia esquecido de mencionar o ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

--Desculpe, ministro! Seria simpático o senhor fazer uma fala também. Sua presença é muito importante.

Garibaldi, pego de surpresa, saiu pela tangente:

--Gilberto, você falou tanto da expectativa de ouvir a ministra que confesso que fiquei encabulado. Estou aqui para ser mais um ouvinte da ministra Tereza Campello!

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página