Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

04/09/2012 - 03h00

Lula quer integrar Eduardo Campos à campanha de Haddad em SP

Panos quentes Em meio à cada vez mais tensa relação da cúpula petista com o PSB, interlocutores de Lula convidaram Eduardo Campos (PE) para reunião no seu instituto. O encontro deve ocorrer no dia 16. O ex-presidente quer integrar o governador à campanha de Fernando Haddad. Cid Gomes (CE) também será acionado. Duelando com o PT em Recife e Fortaleza, socialistas foram os primeiros a apoiar Haddad, atitude evocada pela sigla em resposta aos que acusam Campos de traição.

Viral O QG de Celso Russomanno agiu para conter os aliados do candidato que ontem planejavam contra-atacar à disseminação de vídeos na internet em que aparece apresentando programas de Carnaval na década de 80. "Se isso for para a TV, reagiremos", adverte o presidente do PRB, Marcos Pereira.

Blitz José Serra intensificará a agenda nos redutos de candidatos a vereador considerados puxadores de voto. A maratona é uma tentativa de evitar subexposição do nome e do número do tucano no material de campanha de integrantes da sua coligação --em especial do PR e do PV.

Psiu! Embora tradicionalmente vinculada ao PT, a organização do Grito dos Excluídos em São Paulo vetou discursos de candidatos no palanque do evento, sexta-feira, entre a praça Oswaldo Cruz e o Parque do Ibirapuera.

Olha eu aqui Cinegrafistas da Globo foram orientados a pedir que celebridades na disputa por vagas na Câmara paulistana se afastem dos candidatos a prefeito durante as gravações diárias para telejornais. Os campeões de aparições "de carona" nas entrevistas são Dinei (PDT) e Nani Venâncio (PRB).

Flashback Ministros do PT têm se recusado a gravar para Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba. O ex-tucano é patrocinado por Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), mas divide petistas, pois foi algoz de Lula na CPI do mensalão.

Etiqueta Apesar das negativas oficiais de interferência de Lula na decisão de Dilma Rousseff de divulgar nota rebatendo FHC, interlocutores do Planalto admitem: o ex-presidente fez chegar ao governo ter ficado "muito chateado" com o conteúdo do artigo do tucano.

Arquibancada O tom da resposta inflamou petistas que mantinham discrição após o fim da era Lula. "Dilma deu cartão vermelho pro FHC. Já pro chuveiro!", publicou em seu Twitter o deputado Ricardo Berzoini (SP), ex-presidente nacional do PT.

Dois em um Gilberto Kassab avisou ao Planalto que os nomes que o PSD oferecerá para o ministério, após a eleição, são os de Henrique Meirelles e Guilherme Afif. O prefeito diz, em privado, que seu possível ingresso na Esplanada, como principal dirigente da sigla, representaria alinhamento automático com o PT para 2014.

Monotemático O presidente do PPS, Roberto Freire, quer que todos os candidatos do partido a prefeituras incluam o tema mensalão na campanha eleitoral de TV. A estreia da ofensiva ocorreu ontem na propaganda de Nadja Baía, em Maceió (AL).

Non grata 1 Reunidos para discutir o mensalão, advogados do PT fizeram duros ataques no final de semana a Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Roberto Gurgel. Para o grupo, o trio subverteu a ordem do STF ao "confundir" seus papéis.

Non grata 2 "Barbosa ainda não tirou a toga de procurador, Britto virou deputado, ao pretender legislar sobre temas e o procurador é o próprio advogado de acusação", afirma o coordenador do setorial jurídico petista, Marco Aurélio Carvalho.

*

TIROTEIO

"Serra é especialista em boatos, mas o usuário de ônibus parece não estar gostando dos que ele espalha sobre o bilhete único mensal."

DO DEPUTADO CARLOS ZARATTINI (PT-SP), ironizando acusação do tucano, que se diz vítima de boataria disseminada por rivais no transporte coletivo.

*

CONTRAPONTO

Eu voto no samba

Após acompanhar José Serra em visita à feira da Vila Madalena, em São Paulo, grupo de militantes tucanos foi abordado por Eduardo Suplicy. Entre eles estava o presidente da Juventude do PSDB. Ao receber panfleto do senador, Paulo Mathias se identificou e disse que não votaria em Fernando Haddad. O petista interrompeu:

--Não estou pedindo votos para o Haddad, não. Estou divulgando o show do meu filho que será realizado em um barzinho aqui perto, mais tarde. Olhe o panfleto...

O tucano brincou, deixando Suplicy encabulado:

--Nem o senhor faz campanha pro PT?

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página