Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

19/10/2012 - 03h00

Aécio e FHC discutem futuro do PSDB em almoço em SP

Menos paulista Antes mesmo do fim do segundo turno, Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso almoçaram ontem em São Paulo para discutir o futuro do PSDB. O senador e presidenciável tucano entregou a FHC relatório sobre os resultados do partido no país. A conclusão é que a sigla se reposicionou no Nordeste, região em que havia definhado. De olho em 2014, Aécio e o presidente da legenda, Sérgio Guerra, querem que a nova geopolítica se reflita na ocupação de espaços na direção nacional.

New kids... Entre os nordestinos que Aécio quer integrar ao projeto nacional estão Daniel Coelho (PE), que teve 27,6% dos votos em Recife, Rui Palmeira, prefeito eleito de Maceió (AL), e Firmino Filho, que disputa o segundo turno em Teresina (PI).

... on the block O tucano também busca aliados em outras regiões, como Napoleão Bernardes, que disputa a eleição em Blumenau (SC), e Reinaldo Azambuja, que quase foi ao segundo turno em Campo Grande (MS).

Rédea... Preocupada com a versão de que teria liberado ministros para participarem mais efetivamente da campanha, Dilma Rousseff pediu à Casa Civil que monitore as viagens dos integrantes do primeiro escalão.

... curta O governo quer que os auxiliares da presidente participam de eventos eleitorais apenas nos fins de semana e fora do expediente.

Dieta Não à toa, Brizola Neto (Trabalho) fez questão de dizer três vezes anteontem em ato pró-Fernando Haddad que estava em horário de almoço. "Não almocei para vir aqui. Já estou saindo porque tenho compromisso oficial."

Alta tensão Coordenador do QG de José Serra, Edson Aparecido desmaiou, caiu e machucou o rosto na madrugada de ontem, em consequência de distúrbio causado por estresse. Por recomendação médica, desfalcou o time tucano no debate.

Perdas... O novo Datafolha paulistano mostra que a agressividade das campanhas na TV pode estar deteriorando as intenções de voto de Serra e Haddad no eleitorado jovem, mais escolarizado e de classe média alta.

... e danos Os dois candidatos perderam de 3 a 4 pontos percentuais nos segmentos de 25 a 34 anos, nível superior e renda maior que 10 salários mínimos, faixas nas quais cresceu em até 7 pontos o índice de nulos e brancos.

Quem cala... Interlocutores do STF afirmam que a menção do revisor Ricardo Lewandowski a Carmen Lúcia e Rosa Weber no voto pela absolvição de formação de quadrilha pode levar o julgamento dos petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares a um empate.

... consente? Chamou a atenção dos colegas o fato de as ministras não terem feito objeções quando Lewandowski as cirtou. Caso as ministras neguem a quadrilha, já seriam quatro os votos pela absolvição dos petistas. Em caso de cinco votos, pode prevalecer o entendimento de que em caso de empate o réu deve ser beneficiado.

Como... Ministros do Supremo estranharam a posição contrária de Carmen Lúcia à sessão extra proposta anteontem pelo presidente Ayres Britto para avaliar recursos do processo que condenou à prisão o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) em 2010.

...assim? Alegam que a ministra, relatora da ação, já apresentou à mesa os embargos, ou seja, está pronta para votar o caso. Ela justificou que não seria conveniente fazer sessão extra no período que antecede o segundo turno, mas não convocou sessão extra no TSE, o qual preside.

*

TIROTEIO

"O PT me deve desculpas. Usou a 'Privataria Tucana' para me tirar da campanha da Dilma. Agora, usa contra o Serra."

DO JORNALISTA LUIZ LANZETTA, afastado da comunicação da campanha presidencial petista de 2010 sob acusação de produzir dossiê contra o tucano.

*

CONTRAPONTO

Arma letal

Durante reunião da direção do PSDB paulistano, terça-feira, o vereador eleito Andrea Matarazzo se engasgou quando começava a discursar. Havia acabado de experimentar spray refrescante bucal, sabor menta "extra-forte", que recebera do futuro colega Floriano Pesaro. Ainda com o rosto ruborizado, Matarazzo disse:

--Gente, acabei de sofrer um atentado. Só não entendi porque o Floriano não fez isso antes da eleição...

Um tucano presente ao evento comentou, brincando:

--Aí é que ele se engana. Sempre é tempo de eliminar rivais na disputa pela liderança da bancada...

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página