Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

07/12/2012 - 03h00

Haddad confirma a líderes de sem-teto que dará Habitação ao PP

Grito dos excluídos Fernando Haddad confirmou a líderes de sem-teto que dará a Secretaria de Habitação ao PP, de Paulo Maluf. Insatisfeitos, dirigentes de quatro entidades de luta por moradia divulgaram nota cobrando que o novo governo atenda "não só os partidos políticos, mas também os movimentos populares". Os setoriais de saúde, idosos e LGBT do PT se ressentem ainda da extinção da Secretaria de Participação e Parcerias, cujas atribuições devem passar à pasta de Direitos Humanos.

Apetite Antes mesmo da posse de Haddad, João Antonio (Relações Governamentais) já colocou a mão na massa da articulação política. Coube a ele informar aos vereadores que a cota individual de emendas ao Orçamento será de R$ 2 milhões.

Alta voltagem Do senador tucano Aécio Neves (MG), em resposta a Lindbergh Farias (PT-RJ), que saiu em defesa do governo na polêmica da tarifa de energia: "Lindbergh resolveu fazer da vassalagem a marca de seu mandato. Será recompensado com a função de cabo eleitoral do Pezão para o governo do Rio".

Vento em popa Em meio à queda de braço com o governo federal em torno da redução da conta de luz, Geraldo Alckmin lança hoje mapa que disseca o potencial de geração de energia eólica por regiões de São Paulo.

Vamos nessa? Se derrubado o veto aos royalties na semana que vem, como previsto, o governador Renato Casagrande (ES) vai recorrer ao STF, mas questiona se o governo também levará o tema à Justiça, "mantendo a coerência". "A AGU recomendou o veto duas vezes."

Afago Interlocutores afirmam que Dilma Rousseff tem feito gestos em direção a José Sarney (PMDB-AP) para que adie a votação dos royalties para 2013. Ele ocupará a Presidência da República na semana que vem, e a presidente fez questão de visitar o Maranhão de Roseana Sarney.

Praça do povo O PSOL lidera movimento para denominar a Esplanada do Ministérios, em Brasília, de "Esplanada Niemeyer". O arquiteto, morto anteontem, costumava dizer que o espaço projetado por ele e Lúcio Costa, ambos socialistas, foi concebido para estimular manifestações.

Retas e curvas Em Brasília para reunião do PT, José Dirceu, condenado à prisão pelo STF, cogitou comparecer ao velório de Niemeyer, mas foi dissuadido. "A manchete seria: Zé Dirceu volta ao Planalto", disse um aliado. Sua mulher, Evanise Santos, o representou.

Na ativa Petistas relatam que Dirceu se manteve discreto na reunião, que antecedeu a do Diretório Nacional, marcada para hoje. Já o ex-tesoureiro Delúbio Soares, também condenado no mensalão, discursou.

Data venia Indignado por não ter recebido a tabela com as novas multas propostas por Ricardo Lewandowski para os condenados no mensalão, Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério, protestava no plenário: "O revisor protege o Ministério Público". Durante o julgamento, o ministro foi criticado pelo argumento oposto.

Quem manda? Apesar de ter reiterado confiança em Luís Inácio Adams (AGU), a presidente tem manifestado a auxiliares dúvida se ele se ainda tem domínio sobre os servidores do órgão. Alvo de protestos, Adams diz que não agirá como "sindicalista" em defesa da corporação.

Estilo Servidores da ANA definem o ex-diretor Paulo Vieira, indiciado na Operação Porto Seguro, como "extravagante". Relatam episódio em que ele pediu para que o aniversário de sua mãe fosse incluído em ata.

*

TIROTEIO

Até na despedida Niemeyer realiza nosso sonho. Finalmente alguém verdadeiramente de esquerda sobe a rampa do Planalto.

DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), durante o velório do arquiteto, socialista, num dos prédios que projetados por ele em Brasília.

*

CONTRAPONTO

In pectore

Ao encontrar o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) após evento no Planalto, Dilma Rousseff resolveu colocar a conversa em dia. Quis saber do parlamentar a razão de sua saída do governo gaúcho, onde ocupava a Secretaria de Infraestrutura. O socialista disse que voltou a Brasília para reforçar o time de Eduardo Campos (PE), potencial presidenciável, no Congresso.

A presidente, então, disse:

--Você mora no meu coração...

Ao deixar o local, o deputado brincou com um jornalista que testemunhara a papo:

--Espero que minha missão partidária não me tire de lá.

Com FÁBIO ZAMBELI E ANDRÉIA SADI

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página