Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

24/12/2012 - 03h00

AGU vai divulgar relatório de investigação sobre José Weber Holanda

Adeus, Ano Velho

A AGU (Advocacia-Geral da União) vai divulgar ainda nesta semana o relatório da sindicância aberta para investigar o ex-adjunto do órgão, José Weber Holanda, investigado na Operação Porto Seguro da Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público por corrupção passiva. Na ocasião também serão anunciados os resultados de correições feitas em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União) em três agências reguladoras nas quais a quadrilha agia: ANA, Anac e Antaq.

Pule de dez Na PF e no Ministério Público Federal é dado como certo que a juíza Adriana Zanetti, da 5ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, acatará a denúncia da procuradora Suzana Fairbanks logo após o recesso da Justiça e transformará em réus os denunciados da Operação Porto Seguro.

Azarão A única dúvida é se ela manterá o delator do esquema, Cyonil Borges, que colaborou com a investigação, entre os que se tornarão réus. O MPF o denunciou, mas a PF o havia deixado de fora do rol dos indiciados.

Intransferível Luís Inácio Adams pediu pareceres antes de responder ao pedido da Câmara para que a AGU atue no STF em defesa do mandato dos condenados no mensalão, mas ele avalia que a questão é estritamente penal e que cabe aos deputados recorrer da decisão.

Sem escala 1 Uma missão de nove deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara programou viagem a Nova York para conhecer a divisão da ONU responsável pelas operações de paz. Depois, iriam ao Haiti.

Sem escala 2 No entanto, por problema de logística, o trecho de Nova York foi cancelado, e apenas três parlamentares foram ao Haiti: Perpétua Almeida (PC do B-AC), Jô Moraes (PC do B-MG) e Gonzaga Patriota (PSB-PE).

No-show Da lista que chegou à embaixada brasileira em Porto Príncipe, desistiram da viagem nomes como Jaqueline Roriz (PMN-DF) e Paulo Pimenta (PT-RS).

Segundo escalão 1 Fernando Haddad escolheu Silvano Silvério, engenheiro de carreira do Ministério do Meio Ambiente, para a presidência da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), empresa que substituirá a extinta Limpurb.

Segundo escalão 2 Paulo de Tarso Carvalhaes, outro engenheiro da Poli, será o diretor do Ilume (Departamento de Iluminação Pública). Hoje na Prefeitura de Guarulhos, ele comandou a área na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-92).

Férias... Gilberto Kassab recomendou aos seus 27 secretários que se mantenham à disposição de Haddad até o final de janeiro, inclusive dando expediente nas sedes das secretarias, caso seja o desejo dos sucessores.

... frustradas O prefeito considera que a transição não se encerra no dia 31 e pediu que seus assessores auxiliem, se acionados, os novos titulares das pastas nas tarefas iniciais do mandato.

RT Nunca uma entrevista foi tão disseminada por petistas nas redes sociais quanto a que o governador Eduardo Campos (PSB-PE) concedeu à revista "Época" no fim de semana dizendo que "estará com Dilma" em 2014.

Entrelinhas Aliados do presidente do PSB, no entanto, dizem que a chave da entrevista é a insistência em que Dilma tem de "ganhar 2013" para se cacifar para a reeleição. Isso quer dizer que, se a economia patinar no ano que vem, Campos se sentirá livre para o voo solo.

Chapéu alheio Endividada depois da administração malsucedida da ex-prefeita Micarla de Souza, que se afastou do cargo em novembro, a Prefeitura de Natal teve de pedir para o governo do Rio Grande do Norte bancar a queima de fogos no Ano Novo na praia de Ponta Negra.

*

TIROTEIO

"Se o STF acha que o Congresso deve seguir a ordem cronológica, pode dar exemplo com seus mais de 60 mil processos em estoque."

DO SENADOR PEDRO SIMON (PMDB-RS), sobre a liminar que obriga a análise de 3.000 vetos da Presidência antes do relativo aos royalties do petróleo.

*

CONTRAPONTO

Pegadinha no protocolo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estava atrasado para o anúncio do balanço do Plano Nacional de Fronteiras, na semana passada, e era aguardado pelo vice-presidente, Michel Temer, e pelo ministro Celso Amorim (Defesa). A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, decidiu telefonar para ele para checar se já estava chegando. Diante da resposta, ficou nervosa:

--Como assim, ministro? É claro que é para o senhor vir! Estão todos esperando!

Era apenas uma brincadeira de Cardozo, que fingiu surpresa ao telefone com o compromisso, mas já estava no local e chegou em seguida --para alívio da assessora.

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página