Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

27/12/2012 - 03h00

AGU apontará irregularidades na Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Onde há fumaça A comissão da AGU que fez a correição nas três agências reguladoras citadas na Operação Porto Seguro vai apontar irregularidades na área jurídica da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O ex-procurador-geral da Antaq, Glauco Moreira, foi afastado sob acusação de envolvimento no escândalo, e a correição verificou o envolvimento de outros procuradores. A AGU vai anunciar hoje a escolha de Maurício Abijaodi Vasconcelos como novo procurador-geral da agência.

Surpresa Já a correição realizada na ANA, agência das águas, e na Anac, da aviação civil, onde eram diretores os irmãos Paulo e Rubens Vieira, pivôs do escândalo, não apontou nenhuma irregularidade na elaboração, análise ou tramitação de pareceres jurídicos.

Feliz... Juntamente com as conclusões da varredura nas agências, a AGU vai divulgar que a comissão de sindicância que apura as acusações contra servidores do órgão, como o ex-número dois da pasta, José Weber Holanda, pedirá mais prazo para concluir as investigações.

... 2013 A justificativa apontada pelo grupo ao corregedor-geral da AGU, Ademar Veiga, é que documentos do inquérito da PF necessários para aferir a conduta de Weber e outros procuradores só foram enviados à comissão na semana passada.

Trovoadas No Planalto é dado como certo que a presidente Dilma Rousseff não vai reagir bem ao saber que a conclusão da sindicância só sairá em meados de janeiro.

Tô fora 1 Ao negociar a contratação de seu novo advogado, o terceiro desde a deflagração da operação da Polícia Federal, Paulo Vieira ouviu do criminalista Lêonidas Scholz que, se quisesse fazer delação premiada, não contasse com seus serviços.

Tô fora 2 Scholz explicou que considerava o mecanismo da colaboração ao Ministério Público incompatível com a estratégia de defesa que elaborou para o ex-diretor da Anac. Acordo feito, os dois devem selar o contrato já no início de 2013.

Parcial Quem vê os altos e baixos de Vieira afirma que, após ameaçar falar, ele foi contatado por personagens do escândalo, o que o teria reconfortado. Por isso, ele agora estaria propenso a fazer uma "delação seletiva".

Balança Com a esperada nomeação do deputado Gabriel Chalita (SP) para Ciência e Tecnologia, peemedebistas afirmam que o partido deverá perder o Ministério do Turismo para o PR.

Non grata Dilma estaria disposta a contemplar o partido com a vaga de Gastão Vieira desde que o partido vete Anthony Garotinho (RJ) na liderança na Câmara.

De olho O PR não considera o ministro dos Transportes, Paulo Passos, representante do partido na Esplanada. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), está em campanha para assumir a pasta.

Alerta Na conversa que teve ontem com Edison Lobão (Minas e Energia), Dilma cobrou uma postura mais atuante da pasta e das agências em relação aos recentes apagões de energia. A petista está irritada com a série de blecautes desde setembro.

Adeus, férias Às vésperas de assumir a Prefeitura de São Paulo, o petista Fernando Haddad foi visto ontem aproveitando o último dia de descanso na barraca de praia Estrela D'Água, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Hoje ele reassume a transição e reúne o secretariado completo.

Bombeiro Do ministro Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos) sobre a possibilidade de Geddel Vieira Lima disputar o comando do PMDB: "Em plena disputa pela presidência da Câmara e do Senado, criar outro problema é brincar com fogo. O candidato natural é Michel Temer".

*

TIROTEIO

"A incapacidade gerencial da presidente Dilma Rousseff sempre termina em atitudes autoritárias e inconstitucionais. "

DO DEPUTADO FEDERAL RONALDO CAIADO (DEM-GO), sobre a edição de Medida Provisória para liberar crédito em 2013 já que o Orçamento não será votado.

*

CONTRAPONTO

Profissão ministra

Em plena véspera de natal, a presidente Dilma Rousseff surpreendeu sua equipe ao decidir despachar no Palácio do Planalto. Escaladas para o plantão, as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Helena Chagas (Comunicação Social) anunciaram medidas do governo federal aos jornalistas presentes. Ao ser perguntada sobre a ceia de natal, pouco antes de anunciar o novo valor do salário mínimo, Gleisi falou dos planos para a noite da festa. A intenção, segundo relatou, era viajar para o Paraná e confraternizar com a família no Estado.

E lamentou:

-Mas ainda tenho que ir atrás do peru...

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página