Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

10/01/2013 - 03h01

Paulo Okamotto defende caravanas de Lula em 2013

FÁBIO ZAMBELI
EDITOR INTERINO DO "PAINEL"

Hora da revanche Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, engrossa o coro dos defensores das caravanas do ex-presidente em resposta ao noticiário negativo. "É certo que este ano precisamos colocar o bloco na rua", diz. Okamotto é o segundo integrante do núcleo mais próximo de Lula a verbalizar o sentimento petista para o embate político no ano pré-eleitoral. Em dezembro, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) gravou vídeo para o PT no qual dizia: "o bicho vai pegar em 2013".

Pessoal Citado no depoimento de Marcos Valério com novas denúncias sobre o mensalão, Okamotto afirma que redigiu nota para rebater informações sobre a investigação da Procuradoria-Geral da República sem consultar Lula. "Não sou porta-voz dele, nem do PT. Falo por mim".

Doméstico Para dar prioridade à agenda nacional, Lula manteve confirmadas só três viagens no primeiro semestre até agora: Cuba, no fim do mês, Etiópia, em março, e EUA em abril.

Na estrada A formatação das caravanas pelo Brasil está a cargo da assessora Clara Ant. O roteiro será fechado a partir do dia 15, quando o ex-presidente volta de férias.

Sonho meu Marqueteiro das campanhas de Lula e Dilma, João Santana é o nome desejado por Henrique Alves (PMDB-RN) para conduzir a campanha de resgate da imagem da Câmara dos Deputados, caso se eleja presidente.

Xadrez Eunício Oliveira (PMDB-CE) obteve 14 de 20 assinaturas para ser o novo líder da sigla no Senado. Peemedebistas afirmam que Renan Calheiros (AL) já negociou a segunda vice da Casa para Romero Jucá (PMDB-RR), que pleiteava a vaga.

Cabeceira Em retiro até o fim do mês, Renan se prepara para a disputa pela presidência do Senado lendo biografia de Juscelino Kubitschek. No noticiário, só tem olhos para as intervenções do governo na área econômica.

Onde tudo... José Roberto Pimenta, do Ministério Público Federal em São Paulo, retomou a análise da Operação Porto Seguro. Personagens investigados criminalmente, como o ex-diretor da ANA Paulo Vieira, também estão na mira do procurador, que atua na área cível.

... começou Em relatório de fevereiro de 2012, Pimenta alertava que diretores de agências reguladoras agiam para favorecer empresa privada, o que configura improbidade administrativa.

Letra morta No inquérito que conduz, o procurador cita José Múcio, do TCU. Diz que, "em despacho sem qualquer fundamentação", o ministro determinou a redistribuição dos autos relativos à Tecondi, "em razão de situação de impedimento". A empresa de contêineres também é alvo da Porto Seguro.

Blindagem 1 Conselheiro do Tribunal de Contas paulistano, Domingos Dissei instalou em seu gabinete Rubens Chammas, ex-secretário de Planejamento da capital, e Sônia Alves, número dois dos Negócios Jurídicos na gestão de Gilberto Kassab.

Blindagem 2 Ex-vereador, Dissei foi indicado por Kassab ao colegiado, que tem entre suas atribuições a apreciação de contas de prefeitos.

Nas alturas Depois do pacote aéreo de Dilma Rousseff, o governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou a liberação de R$ 235 milhões para obras em 17 aeroportos regionais de Minas Gerais.

Visita à Folha Ana Paula Pessoa, sócia do Bruns- wick Group, visitou ontem a Folha. Estava com Tereza Kaneta, diretora de Relacionamento com Investidores, e Rosana Dias, diretora de Relacionamento com a Mídia.

*

TIROTEIO

"Cada vez mais, o Procurador-Geral da República prova que é muito seletivo. Com Demóstenes é uma postura; com Lula, outra."

DO SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO PT, ANDRÉ VARGAS (PR), sobre Roberto Gurgel admitir envio do novo depoimento de Marcos Valério à primeira instância.

*

CONTRAPONTO

Campeão de audiência

Dirigentes do PPS iniciavam ontem a reunião da Executiva nacional da sigla quando o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, disse ao presidente da legenda, Roberto Freire:

--Presidente, acho que a gente devia dizer mais vezes que o José Serra poderia vir para o partido.

Sem entender o motivo da intervenção, Freire pediu esclarecimentos ao correligionário. Zaia completou, arrancando gargalhadas na plateia:

--É que nunca antes na história desse partido tivemos uma reunião da Executiva tão cheia e disputada!

Com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

No "Painel" desde 2010, FÁBIO ZAMBELI teve duas passagens pela Folha desde 2000: como repórter/redator de Esporte e coordenador na sucursal de Brasília.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página