Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

25/01/2013 - 03h00

Fala de Dilma na TV foi calibrada para descolar dela imagem de apagão

FÁBIO ZAMBELI
EDITOR INTERINO DO "PAINEL"

Dosagem preventiva

O tom do pronunciamento de Dilma Rousseff na TV foi calibrado para evitar que a ameaça de apagão, rechaçada pelo governo, cole na imagem da presidente. Planejado desde o ano passado, o discurso teria, inicialmente, caráter técnico. Conselheiros próximos, entre eles o marqueteiro João Santana, sugeriram enfática negativa de risco de racionamento. E sublinharam que era necessário explicar que a redução de tarifa beneficiará também Estados refratários ao plano federal.

Assinatura Preocupada sobretudo com as expressões que seriam usadas para criticar opositores, Dilma fez questão de dar o arremate final no texto que foi ar.

Teleprompter Depois de assistir ao pronunciamento, Lula telefonou à presidente para parabenizá-la pela performance no vídeo.

Assim não Embora não vá se manifestar publicamente, Geraldo Alckmin ficou contrariado com a fala de Dilma. "Fizemos gesto acatando pedido do governo para reter reajustes de tarifas de trem e metrô e recebemos ataques em retribuição", diz um auxiliar direto do tucano.

Receptivo O governador convocou a bancada do PSDB para receber Dilma hoje no Palácio dos Bandeirantes.

Tapetão Apesar da reação tucana, dificilmente haverá caracterização de propaganda eleitoral antecipada. Advogados do PSDB entendem que a distância do pleito dificulta ação judicial. O que se avalia no partido é alegar uso de comunicação oficial para promoção pessoal.

Onde pega Além do incremento ao Bolsa Família em São Paulo, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) propôs ontem a Fernando Haddad ampliação das vagas para beneficiários do programa em cursos de qualificação do Pronatec. A capital tem um dos piores índices de adesão do país.

Agora vai? Governistas apostam na mudança de comando no Senado para aprovar proposta do líder Eduardo Braga (PMDB-AM) que mantém a regra do Fundo de Participação dos Estados para 80% dos repasses, alterando a partilha para 20% do montante e receitas extras.

GPS Os Estados mais prejudicados seriam Bahia, do líder do PT, Walter Pinheiro, Ceará, do líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE) e Maranhão, base de José Sarney (PMDB-AP).

Correndo... Bloco de 70 deputados que se dizem desconfortáveis com o favoritismo de Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara redigiu documento com 10 itens da agenda da Casa para o biênio, intitulado "Pela grandeza política do Parlamento".

... por fora O texto será entregue a Rose de Freitas (PMDB-ES) e Júlio Delgado (PSB-MG), mas o grupo de "independentes" não descarta lançar o quarto candidato.

Em todas Em viagem a Aracaju, onde participava anteontem de formatura, Eduardo Campos (PSB-PE) deu uma mãozinha ao colega Marcelo Deda (PT) e criticou a Assembleia Legislativa de Sergipe, que não autoriza o governador a acessar R$ 500 milhões do Proinveste.

Aqui não A despeito do assédio do PMDB mineiro, Antonio Anastasia (PSDB) nega que tenha oferecido secretarias aos peemedebistas.

#prontofalei Do secretário paulista de Energia, José Aníbal, sobre o convite a José Serra para abrir o congresso do PSDB-SP: "As prévias são resultado de um processo colegiado, coletivo. O discurso de abertura deveria ser feito por FHC ou Alckmin".

*

TIROTEIO

De boné em boné, Lula estimulou muitas invasões. Na terra dos outros é colírio, mas agora o ex-presidente sentiu como dói.

DO DEPUTADO ONYX LORENZONI (DEM-RS), sobre os assentados que invadiram o Instituto Lula em protesto contra reintegração de posse no interior paulista.
p(star). *

CONTRAPONTO

Não é comigo

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) falava, anteontem, com jornalistas sobre o encontro dos prefeitos previsto para a próxima semana. Foi questionada, então, sobre o alcance da eventual minirreforma ministerial que ocorreria após a eleição das Mesas do Senado e Câmara. Depois de breve silêncio, Ideli olhou para a parede e procurou a foto da presidente Dilma Rousseff na sala. Como não encontrou, apontou para o terceiro andar do Planalto, sede do gabinete presidencial.

--Isso é para quando vocês conseguirem uma entrevista com ela...

Com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

No "Painel" desde 2010, FÁBIO ZAMBELI teve duas passagens pela Folha desde 2000: como repórter/redator de Esporte e coordenador na sucursal de Brasília.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página