Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

22/02/2013 - 03h00

Dilma e Lula decidem contemplar PMDB de Minas com ministério

Oh, Minas Gerais Em conversa anteontem, Dilma Rousseff e Lula bateram o martelo sobre a necessidade de contemplar o PMDB de Minas Gerais com um ministério. A decisão foi tomada no dia em que Aécio Neves (PSDB-MG) fez seu primeiro discurso como potencial presidenciável. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) discutiu com Michel Temer lista de nomes e a encaminhará ao Planalto. As pastas cobiçadas pela bancada mineira são Transportes, Agricultura e Aviação Civil.

Vem comigo Presidente do PMDB mineiro, Antônio Andrade se aproximava da administração de Antonio Anastasia (PSDB), o que levou à reação petista. Pimentel tem interesse em atender a sigla, pois postula a candidatura ao governo em 2014.

Compensação Peemedebistas foram avisados de que a diretoria internacional da Petrobras, da cota mineira, deve ser extinta. Os anúncios serão feitos após a convenção do partido de Temer, prevista para 2 de março.

Com que roupa? Ainda no espírito de Carnaval, um peemedebista faz troça com a dualidade do partido de Eduardo Campos, que ensaia voo presidencial: "O PSB está como naquela marchinha da Maria Sapatão: de dia é governo; de noite é oposição''

Tréplica De Aécio ontem, depois do discurso de Dilma na festa do PT: "Onde estava a presidente da República quando a candidata Dilma Rousseff, ignorando o trabalho de várias gerações, diz que o PT não herdou nada e construiu tudo no Brasil?".

Prospecção Dos 13 pontos elencados pelo tucano na tribuna do Senado como "fracassos" do governo do PT, o primeiro a ser esmiuçado será o que chamou de sucateamento da Petrobras.

Sem gás O PSDB vai questionar a capacidade da empresa estatal de participar de todos os blocos concedidos no sistema de partilha de exploração do pré-sal.

Realidade... Marina Silva está otimista com a coleta das 500 mil assinaturas para fundação de seu novo partido. Nos primeiros dias de funcionamento do site da sua "Rede" foram feitos 20 mil downloads de fichas de adesão e 2.500 multiplicadores voluntários se cadastraram.

... virtual O desafio dos marineiros agora é estruturar sedes regionais para a remessa dos impressos, já que a validação dos documentos é feita em cada zona eleitoral. Por ora, a ex-ministra tem bases instaladas em 12 Estados.

Estratégia Quem acompanha os bastidores do Judiciário diz que Eugênio Aragão entrou na disputa por vaga no STF para se credenciar à sucessão de Roberto Gurgel na Procuradoria-Geral da República. Com o favoritismo de Heleno Torres e Humberto Ávila, o subprocurador é visto como azarão ao posto.

Nota de corte Aferição encerrada ontem pelo Ministério do Trabalho garante a cinco das 12 centrais com registro legal acesso aos recursos da Contribuição Sindical: CUT, Força Sindical, UGT, CTB e Nova Central. Sem atingir os 7% do total de sindicalizados, a CGTB recorre para reverter a exclusão.

Coordenado As críticas de Fernando Haddad à herança de Gilberto Kassab, acentuadas com as panes nos semáforos e o atraso nas creches, coincidem com o progressivo esvaziamento de poder do PSD nas subprefeituras. Vereadores puxadores de votos da sigla se queixam da perda de espaço no governo.

Visita à Folha Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de José Roberto Ferreira e Simone Santana Franco, assessores.

*

TIROTEIO

Os 13 pontos que Aécio tentou explicar em seu discurso precisam de tradução simultânea. Faltou a tecla SAP na TV Senado.

DO PRESIDENTE DO PT, RUI FALCÃO, sobre o pronunciamento em que o senador do PSDB mineiro buscava enumerar os fracassos da gestão petista.

*

CONTRAPONTO

Eu aumento, mas não invento

Durante ato em que o PT comemorava 10 anos à frente do governo federal, anteontem, em São Paulo, Lula reclamou da confusão de números da gestão petista.

--Precisa padronizar, unificar isso. A gente confunde.

Dilma Rousseff tentou explicar e referiu-se ao Minha Casa, Minha Vida e a Jorge Hereda, presidente da Caixa:

--Se você perguntar ao Hereda, que está aqui, a cada semana temos um número novo. O programa aumenta.

Antes que o ex-presidente interviesse no discurso, Dilma completou, em tom irônico:

--E ai dele se o número não for outro!

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página