Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

18/03/2013 - 03h00

Para atrair Serra, PPS antecipa processo de fusão com PMN

É pra já Em tratativas para atrair José Serra, o PPS antecipou o processo de fusão com o nanico PMN e deve deflagrar amanhã o protocolo para incorporação da sigla. Um dos nomes discutidos para a nova legenda, cuja fundação abriria janela para transferências, é "Partido da Esquerda Democrática". Presidente do PPS, Roberto Freire, se mostra entusiasmado com a perspectiva de agregar Serra ao projeto, sobretudo após o recrudescimento da tensão do ex-governador com Aécio Neves.

Porteira aberta Outro que retomou projeto de criar sua própria sigla é Paulinho da Força (PDT-SP), que circula no Congresso afirmando dispor de 400 mil das 500 mil assinaturas exigidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Muita calma Não à toa, o consórcio PT-PMDB, sob observação atenta do Planalto, precipitou o debate acerca da reforma política. O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), pautou a votação para o início de abril.

Para depois O QG de Geraldo Alckmin vem tentando adiar a ida de Aécio Neves ao Congresso Estadual do PSDB, marcada para o dia 25. Aliados do governador entendem que o presidenciável precisaria eliminar entraves com o grupo de José Serra antes de iniciar "imersão paulista".

Dois em um Embora o ex-presidente FHC tenha confirmado presença, interlocutores de Aécio acreditam que ele só deve manter a agenda caso tenha compromisso de que Alckmin o acompanhará. "Aparecer na foto sozinho em São Paulo não será bom sinal", diz um grão-tucano.

Cabo eleitoral Maria do Rosário abriu campanha para instalar Paulo Vannuchi, seu antecessor, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA. A ministra usou encontro de dirigentes do Mercosul, no Uruguai, para apresentar a candidatura.

Upgrade A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) vai apresentar amanhã, durante seminário internacional em Brasília, estudo inédito sobre as estratégias brasileiras de desenvolvimento territorial e governança. A proposta é conseguir a adesão plena do Brasil na organização, conhecida também por Grupo dos Ricos.

Vale-tudo Com a resistência de Dilma em ceder o Ministério dos Transportes ao PR, lideranças da legenda começaram a trabalhar para ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia. Deputados falam em Antônio Carlos Rodrigues (SP) para o posto.

Dois coelhos Rodrigues é suplente de Marta Suplicy (Cultura) no Senado e a sua eventual ida para a Esplanada abriria espaço para o segundo suplente, Paulo Frateschi (PT). A jogada, no entanto, não tem o aval do ex-ministro e presidente da legenda, Alfredo Nascimento.

Pegou mal Parlamentares da base procuraram o PSC para pedir que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara ouça o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) sobre frase de que a fumaça preta que sai do Vaticano é para anunciar a escolha de um papa africano.

Veja bem O deputado diz que repetiu a frase por ter ouvido a explicação de um padre e criticou os colegas por "explorar'' uma declaração em tom de brincadeira.

Doce ilusão Durante sua fala na posse de três ministros anteontem, em Brasília, Dilma brincou com o novo ministro da Aviação Civil: "Espero que o Moreira não pense que era feliz e não sabia". A presidente referia-se à atarefada pasta em comparação com o ritmo tranquilo da SAE (Assuntos Estratégicos).

*

TIROTEIO

Uma linha tênue separa a necessidade da troca de ministros da cooptação eleitoral. E o pior é o silêncio cúmplice da maioria.

DO DEPUTADO FEDERAL MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), sobre a substituição de Brizola Neto por Manoel Dias, aliado de Carlos Lupi, no Ministério do Trabalho.

*

CONTRAPONTO

Pedalada cívica

Durante sessão da Câmara paulistana, terça-feira passada, o vereador Gilberto Natalini (PV) falava do trágico acidente envolvendo ciclista na avenida Paulista.

--A bicicleta veio para ficar. Eu ando todos os dias.

José Américo (PT), presidente da Casa, perguntou:

--Vossa excelência é um ciclista?

O "verde", 60 anos e acima do peso, respondeu:

--Sim, senhor, com todo esse corpo. Sou hábil ciclista.

Após gargalhadas gerais, o petista concluiu:

--Saúdo sua disposição em praticar o ciclismo, que além de meio de transporte é um esporte fabuloso.

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página