Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Vida não tem 'valor infinito', diz presidente do Banco do Brasil ao criticar quarentenas por coronavírus

'Depressão econômica também mata muita gente, principalmente os mais pobres', diz executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quanto custa O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, fez comentários críticos ao isolamento social, na mesma linha que o presidente Jair Bolsonaro. Em mensagem em um grupo de WhatsApp, Novaes disse que vida não tem "valor infinito". "Muita bobagem é feita e dita, inclusive por economistas, por julgarem que a vida tem valor infinito. O vírus tem que ser balanceado com a atividade econômica", afirmou o executivo no aplicativo de mensagens.

Siga o mestre A discussão sobre a necessidade de isolamento ganhou mais força com o pronunciamento do presidente nesta terça (24), contradizendo recomendações do próprio Ministério da Saúde e na contramão da maioria dos países que estão na batalha contra o vírus.

Um ou outro Perguntado sobre a afirmação que fez nas mensagens, Novaes disse que o lockdown [o confinamento, do termo em inglês] prolongado "causará depressão econômica com efeitos piores que os da epidemia".

Números Afirmou também que "a questão não é apenas médica e mesmo alguns médicos concordam com a tese do presidente [Bolsonaro]", disse ao Painel. "Depressão econômica também mata muita gente, principalmente entre os mais pobres."

Veja bem O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga pondera. Ele tem a opinião de que escolher isolar pessoas por razões de saúde leva à alguma perda econômica, mas que "esse trade off [abrir mão de um lado para ganhar do outro] é bem menor do que se imagina". O economista afirma que, por isso, existe "a forte recomendação de evitar o pico de atividade hospitalar matador".

Anemia O tempo de isolamento preocupa os integrantes da equipe econômica, que usa como exemplo a greve dos caminhoneiros --durou três semanas em 2018 e drenou 1,2 ponto percentual do PIB daquele ano, o equivalente à metade do crescimento previsto.

Foi ele Os governadores que levantaram medidas de proteção colocam na conta de Luiz Herique Mandetta (Saúde) as restrições. Afirmam que o combinado era mandar as pessoas para casa por 15 dias e depois ir avaliando o desenvolvimento do contágio. Até esta terça, 156 nações haviam fechado as suas escolas, segundo levantamento da Unesco.


TIROTEIO

Mandetta orientou a lavar a mão, mas Bolsonaro tem dificuldade com a língua e entendeu que deveria 'lavar as mãos'

do advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, em relação ao pronunciamento de Bolsonaro sobre a crise do coronavírus


A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta quinta-feira (26) clique abaixo:

Doria e Paulo Guedes se desentendem após tucano elogiar Mandetta

Exceção entre governadores, Roraima apoia Bolsonaro mas vai seguir com quarentena

No WhatsApp, presidente do BB diz que vida não tem 'valor infinito'

Mandetta mandou lavar a mão e Bolsonaro achou que tinha que 'lavar as mãos', diz advogado

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.