Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em queda de braço com Lira, Renan triplica bancada estadual do MDB em Alagoas

Partido beneficiou-se do rompimento do presidente da Câmara com chefe da Assembleia Legislativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perto do fim da janela partidária, o MDB em Alagoas contabiliza um acréscimo de 11 deputados estaduais na Assembleia Legislativa, um crescimento de quase três vezes.

A sigla, comandada pela família Calheiros, saiu de 6 parlamentares para 17, em que pese o antagonismo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos aliados mais próximos do presidente Jair Bolsonaro atualmente.

. O relator senador Renan Calheiros (MDB-AL) durante sessão para votação do relatório da CPI que investiga as ações do governo federal na pandemia, no senado federal. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Pesou para um número tão expressivo o rompimento de Lira com o presidente do Legislativo estadual, Marcelo Vitor. Vitor, que era do União Brasil, aproximou-se do governador Renan Filho (MDB), de olho em sucedê-lo em abril, quando ele deve se desincompatibilizar para concorrer ao Senado.

Como o vice de Renan renunciou por ter sido eleito prefeito de Arapiraca (AL) em 2020, a escolha do sucessor do governador se dará por eleição indireta.

Marcelo Vitor migrou para o MDB e levou junto outros oito deputados estaduais.

O senador Renan Calheiros (MDB), pai do governador Renan Filho, tem sido um dos principais opositores do presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Foi o relator da CPI da Covid e, em seu parecer final, atribuiu nove crimes ao chefe do Executivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.