Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministro do Meio Ambiente ataca Fundo Amazônia com notícia velha

Funcionários do BNDES reagem, mas banco não comenta a controvérsia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a atacar o Fundo Amazônia no final de semana ao tuitar uma nota do jornal Valor Econômico de 2014.

O texto dizia que o BNDES, em parceria com a FAO (braço da ONU para agricultura e alimentação), elaborava um projeto para ajudar países da bacia do rio Congo, na África, a monitorar desmatamento com recursos do fundo. “Sem comentários”, escreveu junto da nota.

Arthur Koblitz, da associação de funcionários do banco, entendeu ser uma indireta para questionar o papel do fundo, e tuitou de volta.

“Sr. Ministro, essa notícia é falsa. Não há qualquer projeto apoiado pelo Fundo Amazônia na África. (...) Sua posição deveria obrigá-lo a esclarecer a opinião pública, não propagar desinformação”.

Em maio, Salles disse haver irregularidades no fundo, mas os principais doadores, Noruega e Alemanha, afirmam que não encontraram problemas.

Procurada, a assessoria de imprensa do banco não respondeu as perguntas sobre a existência do projeto. Enviou apenas o link para o site do fundo. A pasta de projetos internacionais direciona para um caso cujos beneficiários são Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O ministério do Meio Ambiente não se pronunciou sobre o tema.

Laia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.