Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu jornalismo

Relator de projeto de lei das fake news prevê nova versão na próxima semana

Orlando Silva diz estar aberto a sugestões de empresas para aprimorar proposta em discussão na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado Orlando Silva (PC do B-SP), relator do projeto de lei que busca combater a desinformação na internet e cria regras para as grandes plataformas, disse que espera concluir na terça-feira (7) a votação da proposta no grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que estuda o assunto.

O grupo introduziu várias modificações no projeto original, aprovado pelo Senado no ano passado. Não há previsão para votação no plenário da Câmara. Silva afirmou que procurará os líderes dos principais partidos para discutir o assunto na semana que vem, após o fim da votação no grupo.

Ele disse estar aberto a sugestões das empresas para aprimoramento do projeto. "Se todo mundo reclama um pouco, é porque a proposta está boa", disse. Empresas afetadas, como Google, Facebook e Twitter, criticam o ritmo acelerado do grupo e a criação de obrigações que consideram excessivas.

Para Silva, a última versão do projeto incluiu várias concessões que contemplam interesses das empresas, adotando salvaguardas para proteção de segredos comerciais, diferenciando regras para plataformas de busca e reduzindo exigências previstas para serviços de mensagens como o WhatsApp.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.