Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos

Azul se consolida na liderança do mercado brasileiro

Companhia ultrapassou Gol e Latam e se firma como líder na venda de passagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Depois de a Gol liderar entre janeiro e abril deste ano, a Azul conseguiu consolidar sua liderança no ano, em número de passageiros, segundo projeções de técnicos da Secretaria de Aviação Civil.

No acumulado até outubro, a Azul somava 21,9 milhões de passageiros pagos, contra 21,8 milhões da Latam, segunda colocada.

Entre janeiro e abril deste ano, a Gol aparecia como líder. No mês de maio, a Azul ultrapassou a concorrente e segue na ponta desde então.

Hangar de montagem de aeronaves da Embraer em São José dos Campos (SP); em destaque, jato comercial da Azul
Hangar de montagem de aeronaves da Embraer em São José dos Campos (SP); em destaque, jato comercial da Azul - Eduardo Knapp - 08.jul.2022/Folhapress

Parte da explicação para esses números da Azul vem da estratégia adotada pela companhia, que tem apostado em operações em aeroportos de menor movimentação, em localidades pelo interior.

A Azul operou voos comerciais em 103 aeroportos neste ano –71% a mais do que a Gol, que realizou voos em 60 aeroportos, quase o mesmo número da Latam (59).

Se for considerada a Azul Conecta, empresa do grupo voltada a operações em aeroportos de menor porte, o número de bases cobertas pela companhia sobe para 243.

O movimento mais relevante para que a Azul possa manter a dianteira, ainda segundo os técnicos da secretaria, é a destinação de slots em Congonhas. A companhia passa a contar com cerca de 80 para a próxima temporada e, com isso, poderá atender novos mercados, como Brasília, a partir do aeroporto em São Paulo.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.