PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

É hoje!

Oscar trabalha para Neymar brilhar. O conceito não está errado. Um dos dois tem de marcar o lateral e é de Oscar essa missão. Mas seu papel quando a seleção recupera a bola é outro. "Tem de vir 15 metros para dentro e se aproximar dos que sabem jogar", diz Parreira.

Oscar, Paulinho, Neymar, Fred... todos sabem trocar passes. O dia de mostrar que sabem é hoje!

Thiago Silva estendeu a mão e deu um sorriso ontem, ao ouvir de um torcedor a frase: "Bom jogo!". Parecia mais leve que na semana passada. O relato de que ele temia ficar marcado por mais uma derrota depois da Olimpíada é importante. Tanto quanto a informação de que já entendeu que uma coisa não tem a ver com a outra.

O Brasil pode ganhar a Copa. Mas tem de ser com calma e aproximação em campo de seus talentos. O ponto de partida não foi contra o Chile. Então, é hoje!

Francisco Maturana, técnico famoso por ter montado a Colômbia de Rincón, Valderrama e Asprilla que goleou a Argentina por 5 x 0 em 1993, tem razão ao afirmar que o Brasil perderá se jogar como fez contra o Chile. Então o dia de jogar bem... é hoje!

Felipão julga que a Colômbia não jogará com Jackson Martínez e Téo Gutiérrez juntos. Vai reforçar um lado do campo para liberar o ponta Cuadrado do outro. Faz sentido. Ibarbo ou Quintero podem fechar a esquerda, porque a Colômbia respeita o Brasil.

O técnico argentino da Colômbia é José Pékerman, que venceu o Brasil duas vezes em Mundiais sub-20. Nos profissionais, perdeu no Pré-Olímpico de 2000 e levou 4 x 1 na decisão da Copa das Confederações de 2005. A Colômbia e Pékerman têm mais razões para temer o Brasil do que o Brasil para temer a Colômbia.

O Brasil não perde em casa há 40 jogos, 12 anos. Contra a Colômbia, jogou 25 vezes e perdeu só duas, nunca aqui dentro. Hoje é o dia de o Brasil lembrar a si e ao mundo quem é o Brasil.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.