Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel das letras

por raquel cozer  

21/07/2012 - 03h00

Brasiliense prepara sua volta para agosto, sob nova presidência

Após anos de uma anunciada reestruturação, enquanto praticamente sumiu do mercado, a histórica Brasiliense prepara sua volta para agosto, sob nova presidência --o que representa o desligamento da família de Caio Prado Júnior após quase 70 anos de sua criação, em 1943. Quem assumiu a empresa, no início do ano, foi Maria Teresa Baptista Lima, ex-vice-presidente, e investidores --a editora não revela quem são. Nos últimos anos, Maria Teresa e Yolanda Prado, a Danda, filha de Caio, enfrentaram-se na Justiça por questões financeiras. Danda permanece como autora da casa.

O retorno da Brasiliense começará por uma reedição das "Obras Escolhidas" de Walter Benjamin, com o primeiro dos três volumes na Bienal do Livro de São Paulo. Será o primeiro livro da editora publicado neste ano.

*

MERGULHO EM PLATH

Está prevista para 27 de outubro, data em que a poeta americana Sylvia Plath (1932-1963) completaria 80 anos, a estreia no Rio da peça "Plath, em Voz Alta", que acaba de ter R$ 550 mil aprovados para captação via Lei Rouanet.

A dramaturgia ficou sob responsabilidade de Mauricio Arruda Mendonça, da Cia. Armazém, que recebeu da atriz Natasha Corbelino, idealizadora do projeto, a meta de "mergulhar nos poemas" e esquecer a biografia.

Na equipe de produção da peça, o poeta Ramon Mello prepara outra homenagem: uma leitura pública de poemas da americana em Londres --onde ela viveu--, por artistas brasileiros e ingleses.

A vida da poeta, por sua vez, volta à tona com a reedição, pela Globo, de "Os Diários de Sylvia Plath", de 2004, atualmente esgotado.

*

ANO DE GRAÇA

Além dos 80 anos de Sylvia Plath, em 27/10 também se comemoram os 120 anos de Graciliano Ramos (1892-1953), nome cotadíssimo para a homenagem da Flip no ano que vem. Para a data, a jornalista Selma Caetano prepara um seminário, uma mostra e um livro com inéditos.

Do seminário, programado para acontecer em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, participarão Milton Hatoum, Ronaldo Correia de Brito, Lourival Holanda e outros. A mostra, sem local definido, exibirá na ordem, por três dias, os filmes baseados na obra do autor: "Vidas Secas" (1963), "São Bernardo" (1972) e "Memórias do Cárcere" (1983).

O livro sai pela Record, com textos publicados em diários como o "Jornal de Alagoas", para o qual o autor escreveu, na juventude, discursos e o começo de uma peça.

*

Nossa, nossa Xico Sá, Marcelino Freire, João Anzanello Carrascoza, André de Leones e outros 16 autores, entre conhecidos e novatos, estarão na coletânea "Assim Você me Mata", que a Terracota prepara para a Balada Literária, em novembro. Organizada por Claudio Brites, reunirá contos inspirados na estética brega/kitsch.

Vida no gelo 1 Manny, Diego e Sid serão os primeiros personagens a ganhar "vida" pela Brinque-Book. A versão em livro que a editora prepara com os animais do filme "A Era do Gelo" será a estreia da casa no recurso de realidade aumentada, que gera animações tridimensionais a partir de códigos reconhecidos por webcams.

Vida no gelo 2 Os códigos ficam em quatro discos de papelão, para as crianças manusearem como se os personagens estivessem em suas mãos (veja como funciona em bit.ly/eragelo). O livro terá ainda um guia de personagens e curiosidades da série.

Sem autorização 1 O canal Max, da HBO, vem exibindo o filme "Uivo", de Robert Epstein, com legenda que usa, sem autorização, a tradução do poeta Claudio Willer para o poema de Allen Ginsberg que dá título à obra. A L&PM, para quem Willer fez a tradução, informa que não foi consultada quanto ao uso do texto.

Sem autorização 2 O filme aborda o julgamento, nos anos 50, contra a publicação do poema, considerado obsceno, e que abriu debate sobre liberdade de expressão. Curiosamente, na versão da tradução usada na legenda, optou-se por termos menos pesados. "Deixaram-se enrabar", por exemplo, virou "ofertaram seu ânus".

Sem autorização 3 O grupo HBO informou só que recebeu o filme já com legenda. Ela também foi usada na Mostra de São Paulo em 2010.

Brasília na França O romance "Cidade Livre", que rendeu a João Almino o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de literatura no ano passado, acaba de sair na França, pela Éditions Métaillíe, como "Hotel Brasília".

painel das letras

Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da 'Ilustrada', na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do 'Sabático', no 'Estado de S. Paulo', e do jornal 'Agora', do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página