Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel das letras

por raquel cozer  

03/11/2012 - 03h01

A volta da Primavera

DE SÃO PAULO

São Paulo voltará a ter, depois de três anos, sua versão completa da Primavera dos Livros, evento promovido por editoras independentes da associação Libre e que no Rio já está na 11ª edição. A última edição paulistana com apoio da prefeitura foi em 2009, no CCSP; em 2010, houve uma versão reduzida na Livraria Cultura.

Neste ano, após tentar negociar com a prefeitura a realização na praça D. José Gaspar (centro), a Libre conseguiu o aval do governo estadual para levar a feira para a tenda de eventos ao lado da Biblioteca São Paulo (zona norte). Será nos próximos dias 22 a 25, com 45 pequenas e médias editoras vendendo livros com até 50% de desconto. Haverá concerto da Villa-Lobos Jazz Band e mesas com Clara Averbuck, Joca Reiners Terron, Marcelo Mirisola e outros.

Nossa língua indígena 1
A editora Limiar conseguiu autorização para captar R$ 1,73 milhão via Rouanet para uma exposição no Museu da Língua Portuguesa sobre a influência das línguas indígenas na formação do português brasileiro. Agora só falta convencer o Museu da Língua Portuguesa.

Nossa língua indígena 2
O editor Norian Segatto diz que o projeto, baseado no "Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena", de Clóvis Chiaradia, foi elogiado no museu, mas que, após ele entrar com o pedido de captação, soube que a instituição não teria data para a mostra. Com a aprovação, tentará retomar a conversa. Mas já pensa em locais alternativos.

Para exportação 1
Após o sucesso nas vendas de direitos de romances de autores como Michel Laub e Daniel Galera, a Companhia das Letras trabalha na não ficção para exportação. O projeto surgiu em parceria com a Penguin, e dois títulos, cujos autores a editora ainda não revela, já têm garantida a publicação tanto no Brasil quanto nos EUA e no Reino Unido.

Para exportação 2
Já a alemã Suhrkamp, que anda interessada no Brasil, prevê para 2013 -além do novo livro de Galera, "Barba Ensopada de Sangue"- novas edições de clássicos nacionais.

Para exportação 3
Estão previstos "Os Sertões", de Euclydes da Cunha, "Macunaíma", de Mário de Andrade, obras de Augusto Boal e "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, com prefácio original de Antonio Candido e introdução de Sérgio Costa.

Nunca acaba
Até o final do ano, a Intrínseca terá mandado imprimir 2,5 milhões de cópias de "Cinquenta Tons". Já foram vendidos 650 mil do primeiro livro e 350 mil do segundo -esses continuam rodando nas gráficas. O terceiro sai nesta quinta com 600 mil exemplares. E, no fim deste mês, sai ainda uma caixa com os três volumes, com algo entre 150 e 200 mil unidades.

Vai ou não vai
A notícia, nesta semana, da tentativa da Livraria Saraiva de vender apenas sua loja on-line causou estranheza -foi a falta de uma loja on-line própria que fez a americana Borders falir. O que se ouve no mercado é que, na verdade, a venda planejada pela Saraiva inclui também as lojas físicas. A empresa não comenta.

Dueto
Aos 96, Cleonice Berardinelli se prepara para gravar com Maria Bethânia um CD com poemas de Pessoa. A ideia surgiu no lançamento da "Antologia Poética: Fernando Pessoa" (Casa da Palavra), no Rio, quando Maria Bethânia leu trechos do livro organizado pela imortal.

painel das letras

Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da 'Ilustrada', na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do 'Sabático', no 'Estado de S. Paulo', e do jornal 'Agora', do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página