É escritor e jornalista. Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Escreve às segundas,
quartas, sextas e sábados.
Casinha com chaminé
RIO DE JANEIRO - Em 1966, tendo ido ao pau em história no vestibular de jornalismo da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), lamentei o ano perdido, mas, como o diploma não era obrigatório e eu já decidira que seria jornalista do mesmo jeito, não me importei. Passaria no vestibular para outro curso no ano seguinte e isso me seria útil no exercício da profissão. Mas qual curso? Pensei na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), a primeira do Brasil, recém-fundada pelo governador Carlos Lacerda.
Uma amiga me mostrou o currículo da Esdi. Tinha tudo a ver comigo: artes gráficas (paginação de jornais e revistas, criação de cartazes e de capas de discos e livros), programação visual (marcas, símbolos, logotipos), cinema (Nouvelle Vague, Cinema Novo), fotografia, teoria da informação, concretismo e outros ismos.
Eu me imaginava ouvindo dos professores altas elucubrações sobre o corte dentro do corte em "Acossado", de Godard, a reforma do "Jornal do Brasil" promovida por Janio de Freitas, o visual da revista "Senhor", a diferença entre a semiologia do francês Saussure e a semiótica do americano Pierce, e até a intrigante curva da passarela do MAM no Aterro do Flamengo por Affonso Eduardo Reidy. Era o que havia de moderno, funcional, revolucionário.
Mas minha fantasia se dissolveu em um segundo ao saber que, para levar alguma chance no vestibular da Esdi –700 candidatos para 30 vagas–, eu teria de ser bamba em geometria e desenho. Má notícia para quem nunca vira um triângulo escaleno e não sabia desenhar nem casinha com chaminé. Desisti. Em 1967, prestei para ciências sociais na mesma FNFi. Passei bem, fiz o curso, colei grau e não fui sociólogo nem por um minuto na vida.
Leio agora em Nelson Motta no "Globo" que a querida Esdi vai fechar. É mais uma na conta dos governos que quebraram o Estado do Rio.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade