Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Múmias expostas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Museu de História Natural da Basileia Mummy Displayed in Hungary Sets Chinese Villagers in Pursuit of Lost IconA statue, similar to the missing one, on display at a Budapest museum last month. Credit Mónika Kiss-Stefán - - suplemento nyt
Corpo encontrado em 1975 de Anna Catharina Bischoff, identificada como parente de ex-premiê britânico

Cientistas ingleses, depois de 40 anos submetendo a sequenciamentos de DNA o corpo mumificado de uma mulher do século 18 encontrado na reforma de uma igreja de Basileia, descobriram que se tratava da tataravó do atual ministro do Exterior britânico e ex-prefeito de Londres Boris Johnson. Chamava-se Anna Catharina Bischoff, viveu de 1719 a 1787, era suíça e, nascida numa família rica, fazia trabalhos de assistência social na França, como o de cuidar de pessoas com sífilis.

Como você se sentiria se soubesse que a sua tataravó, que julgava entregue ao descanso eterno, levara as últimas décadas pulando de geladeira em geladeira, tendo suas gazes desenroladas e sendo escovada e escarafunchada por sujeitos de jaleco? Para sorte de Johnson, vovó era uma mulher formidável. Mas suponha que ela participasse de eventos de que foi contemporânea, como ter sido fornecedora dos brioches de Maria Antonieta ou namorada do marquês de Sade –como explicar isso para o eleitorado?

Da mesma forma, outra equipe de cientistas britânicos –ninguém ganha deles no quesito múmia– acaba de estabelecer que duas famosas múmias egípcias, datadas de 1.800 a.C., filhos de um importante nobre local e conhecidos como "Os dois irmãos", são, mais exatamente, meio-irmãos.

O exame de DNA deu que a mãe é a mesma, mas os pais são diferentes. Ou seja, quase 2.000 anos depois, a ciência cria uma nova narrativa no seio de uma influente e feliz família do Cairo, insinuando que, sob a alegação de que precisava ir ao mercado para comprar um quilo de tâmaras, madame ia na verdade se encontrar com o sultão no oásis. E aí, como ficam seus descendentes?

Lula já está no sarcófago, mas as futuras múmias de Temer, Aécio e outros que se cuidem. Suas gazes serão desenroladas assim que perderem o foro privilegiado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.