Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

Papagaio entrou para a história como primeiro animal a fazer uma pergunta

Crédito: Rodrigo Fortes Ilustração para a coluna "Bichos"

Desvendar a capacidade mental dos animais é um desafio que ronda os laboratórios científicos. Mas nenhum estudo foi o mesmo desde que a psicóloga Irene Pepperberg comprou Alex, um papagaio cinza africano nos EUA.

Ele tinha um ano. Em pouco tempo, sabia mais de cem palavras. Nada de excepcional, afinal, papagaios sempre foram ótimos repetidores. A surpresa veio quando Alex passou a reconhecer cores, formas e tamanhos.

Diante de dois cubos, um verde e um vermelho, Irene perguntava: "Qual a diferença?". "Color [cor]", ele respondia. Provava, assim, que tinha capacidade de entender conceitos.

E não parou por aí: um dia, diante do espelho, perguntou: "What color? [que cor]". Aprendeu a identificar a cor cinza e entrou para a história também como o primeiro animal a formular uma pergunta.

Numa tarde, Alex se despediu de Irene, como fazia todos os dias: "Fique bem. Te amo", disse. Foi encontrado morto na manhã seguinte, aos 31 anos, vítima de aterosclerose.

Sua história com Irene virou livro ("Alex e Eu", ed. Record). E, ainda hoje, não se conseguiu provar que é possível ir tão longe com outras espécies –nem com outros papagaios africanos.

Saiba mais: alexfoundation.org

+ PETS

Doe sem gastar
Contribuir para uma ONG de proteção animal sem gastar nada? É essa a proposta do site de compras Shop4Help. Na plataforma, o consumidor pode pesquisar o preço do item que está procurando entre as lojas cadastradas. Se a compra for concluída no site, ele pode indicar para qual projeto social quer doar parte do que gastou. O Shop4Help repassa para a ONG indicada 50% da comissão paga pela loja que fez a venda.

Saiba mais: shop4help.com


Cães na pista
Para quem gosta de agility, em que os cachorros precisam percorrer obstáculos como rampas e túneis no menor tempo, vale dar uma olhada na programação do semestre. A maioria dos campeonatos já está começando –há, por exemplo, diversas etapas da Copa Paulista agendadas para os próximos meses.

Saiba mais: agilitybr.com.br/secs/calendarios.shtml

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.