Publicidade
Publicidade
tales andreassi
Perseverança é qualidade fundamental para empreendedor
DE SÃO PAULO
Na maioria dos casos, um negócio leva cinco anos para se firmar. Portanto, a perseverança é uma qualidade fundamental para o empreendedor.
Na trajetória de grandes organizações é comum constatar que muitas passaram por dificuldades que quase as obrigaram a fechar.
Mas a obstinação e a teimosia dos empreendedores que não desistiram (às vezes se desfizeram de bens pessoais para investir) acabaram transformando essas empresas.
Um negócio precisa de um tempo de maturação. Primeiro porque conquistar clientes é difícil e mantê-los é ainda mais complicado. Porém, se sua empresa presta um bom serviço, a cada ano ela irá agregar mais e mais consumidores à sua clientela.
Após alguns anos, isso fará com que a organização tenha um número considerável de consumidores fiéis e lucrativos. Portanto, a dica aqui é conquistar novos clientes e retê-los, e ter um bom sistema para mensurar a satisfação do seu público já é um primeiro passo.
Outro motivo pelo qual o empreendedor precisa ter calma é que muitas vezes, com o passar do tempo, ele acaba enxergando uma nova oportunidade dentro (ou até mesmo fora) do negócio inicial.
Por exemplo, o empresário que abre um restaurante e, depois de certo tempo funcionando, percebe que uma empresa de organizações de eventos seria mais lucrativa, redirecionando seu negócio para esse novo nicho. Quem nunca ouviu a história de que a Nokia começou como uma empresa de galochas?
Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
- Modelo de negócios de música on-line desagrada autor de banda indie
- MPEs procuram menos crédito em setembro
- Executivos ainda preferem "contato real" para captar clientes
- Governo retomará financiamento para inovação em PMEs
Livraria
As Últimas que Você não Leu
Publicidade