Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

tales andreassi

 

02/12/2012 - 05h00

Perseverança é qualidade fundamental para empreendedor

DE SÃO PAULO

Na maioria dos casos, um negócio leva cinco anos para se firmar. Portanto, a perseverança é uma qualidade fundamental para o empreendedor.

Na trajetória de grandes organizações é comum constatar que muitas passaram por dificuldades que quase as obrigaram a fechar.

Mas a obstinação e a teimosia dos empreendedores que não desistiram (às vezes se desfizeram de bens pessoais para investir) acabaram transformando essas empresas.

Um negócio precisa de um tempo de maturação. Primeiro porque conquistar clientes é difícil e mantê-los é ainda mais complicado. Porém, se sua empresa presta um bom serviço, a cada ano ela irá agregar mais e mais consumidores à sua clientela.

Após alguns anos, isso fará com que a organização tenha um número considerável de consumidores fiéis e lucrativos. Portanto, a dica aqui é conquistar novos clientes e retê-los, e ter um bom sistema para mensurar a satisfação do seu público já é um primeiro passo.

Outro motivo pelo qual o empreendedor precisa ter calma é que muitas vezes, com o passar do tempo, ele acaba enxergando uma nova oportunidade dentro (ou até mesmo fora) do negócio inicial.

Por exemplo, o empresário que abre um restaurante e, depois de certo tempo funcionando, percebe que uma empresa de organizações de eventos seria mais lucrativa, redirecionando seu negócio para esse novo nicho. Quem nunca ouviu a história de que a Nokia começou como uma empresa de galochas?

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

1499

1499

Reinaldo José Lopes

Comprar
Por que o Brasil É Um País Atrasado?

Por que o Brasil É Um País Atrasado?

Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Comprar
Viva La Revolución

Viva La Revolución

Eric Hobsbawm

Comprar
Tirando de Letra

Tirando de Letra

Wilma Moura, Chico Moura

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página