É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.
Levanta, sacode a poeira!
Vocês já ouviram esta história: alguém monta um negócio e é um grande fracasso. Ele tenta de novo, em outro ramo, e vai à falência. Na terceira vez, idem. Mas na quarta tentativa o negócio "bomba" e então todos dizem que este é um indivíduo de sorte!
No mundo corporativo, um executivo que tenha passado por um grande fracasso -o lançamento de um produto que teve baixa aceitação de público, por exemplo- muitas vezes fica "marcado" e pode permanecer um bom tempo na geladeira até conseguir uma nova oportunidade de trabalho.
Mas no empreendedorismo as coisas nem sempre acontecem dessa maneira.
O fracasso acaba fazendo parte da vida de qualquer empreendedor.
Ao analisar a trajetória de alguns que hoje são famosos, percebe-se que em vários momentos eles estiveram às voltas com negócios e iniciativas que não deram certo.
O bom empreendedor é aquele que consegue aprender com os fracassos e, assim, minimizar as chances de um novo revés.
É por isto que muitos investidores até preferem colocar dinheiro em projetos de empreendedores que já experimentaram pelo menos um fracasso ao longo da vida.
Seguramente, eles aprenderam com seus erros e tal aprendizado será incorporado em seus próximos projetos empresariais.
Ver o sonho do negócio próprio desmoronar não é nada fácil.
Muitos empreendedores chegam inclusive a passar por longos períodos de depressão.
A persistência deve ser uma de suas características: em algum momento, eles encontram uma nova oportunidade e vão à luta!
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade