É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.
Arroz de evento
Uma das principais qualidades de um bom empreendedor é ter a capacidade de fazer "networking". Tal termo pode ser entendido como a habilidade de se criar, desenvolver e manter uma boa rede de contatos profissionais.
O empreendedor deve aproveitar todas as oportunidades possíveis para estabelecer contatos e causar uma boa impressão. Você pode conseguir um contato importante ao puxar conversa com a pessoa que se sentou ao seu lado no avião -que pode até ser um novo cliente; por que não?
Conhecer pessoas ou potenciais clientes participando de eventos ou redes sociais é outra estratégia. Mas não se iluda. Fazer "networking" é uma arte e, muitas vezes, o tiro sai pela culatra.
Quem não conhece o "arroz de evento", a versão corporativa do "arroz de festa"? O indivíduo vai a todos os eventos da área e faz perguntas longuíssimas na hora dos debates, quase sempre sem muito sentido. No intervalo, interrompe as conversas para se apresentar e entregar seu cartão.
Outro caso complicado são os que usam e-mails e redes sociais para se tornarem conhecidos. Postam de tudo, o tempo todo, enchendo as caixas postais e a paciência dos internautas com citações de autoajuda e dicas de literatura de aeroporto.
Participar ativamente de associações de classe é outra forma interessante de aumentar seus contatos. Mas tenha em mente que no início você terá que "carregar o piano", oferecendo-se para tarefas trabalhosas e que ninguém quer (membro do conselho fiscal, por exemplo).
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade