Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

VAR, não atrapalhe!

O Flamengo é favorito para chegar à final, mas não será zebra se der Grêmio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Flamengo, por jogar no Maracanã, por se classificar com um empate por 0 a 0 e por ter uma melhor equipe, é o favorito para chegar à final da Libertadores. Na primeira partida, em Porto Alegre, o Flamengo jogou e não deixou o Grêmio jogar. Mas não será uma zebra se der Grêmio. Em um jogo decisivo pode haver surpresas, imprevistos e acasos, além do VAR. Ademais, os gaúchos têm experiência e um excelente time.

Por causa da intensidade e da movimentação do meio para a frente, não dá para desenhar na prancheta o sistema tático do Flamengo.

Há 20 anos, critico a ausência de meio-campistas no Brasil. Isso ocorreu porque houve uma divisão no meio-campo, entre os volantes que marcam e os meias ofensivos que atacam. O Flamengo acabou com essa mediocridade, com um trio no meio-campo, formado por Gerson, Willian Arão e Éverton Ribeiro, que sai da direita para o centro. Arão, o mais recuado, também avança. Outros meio-campistas de talento têm surgido recentemente no futebol brasileiro, como Bruno Guimarães, do Athletico-PR.

Everton Ribeiro é peça importante no meio de campo do Flamengo - Nelson Almeida - 2.out.19/AFP

Já o Grêmio possui o posicionamento habitual dos times brasileiros, com dois volantes, um meia de ligação, dois jogadores pelo lado e um centroavante. A diferença é que os dois volantes, Maicon e Matheus Henrique, são habilidosos, marcam e têm ótimo passe. Nesta quarta (23), não será surpresa se Renato Gaúcho, com os problemas físicos de Luan, escale mais um volante e libere Maicon e Matheus Henrique para avançar mais e evitar a superioridade do Flamengo no setor. Renato sabe que o Grêmio não pode ficar acuado, pressionado, como no primeiro jogo. Precisa ter o domínio da bola.

Jorge Jesus, com 65 anos, e Renato Gaúcho, com 57, são dois técnicos modernos, ambiciosos e vaidosos, características catalisadoras, que deram brilho às próprias carreiras.

Brasileiro

No fim de semana, como se esperava, Corinthians e Cruzeiro fizeram um jogo ruim e equilibrado. São dois times de nível técnico parecido. No entanto, o Corinthians é o quinto colocado, posição na qual se esperava que ele estivesse. Dê a Carille Jô, Rodriguinho e Jadson de 2015, e o time passa a brigar pelo título. Já o Cruzeiro está em 17º lugar. O time não tem a qualidade individual que diziam que possuía em seus melhores momentos, mas tem uma equipe e um elenco muito melhores que vários outros que estão à frente.

Os torcedores do Cruzeiro, para amenizar a tristeza de ver o time na zona de rebaixamento, estão com esperanças de que o jovem Éderson, de 20 anos, meio-campista, habilidoso e com boa técnica, se torne um grande jogador.

Estatísticas

Segundo estatísticas sobre o número de gols dos grandes craques, em partidas oficiais Pelé tem apenas 767, longe dos quase 1.300 gols que fez, já que o Santos viajava muito pelo mundo e realizava muitas partidas amistosas, contra grandes e pequenos adversários. Messi tem 670, e Cristiano Ronaldo, 701. Os dois poderão ultrapassar Pelé em jogos oficiais. O português é dois anos mais velho que o argentino.
Na maioria das estatísticas que vejo, citam apenas o número de gols, quando comparam artilheiros. Em grandes amostragens, muito mais importante que o número é a média de gols. Pelé tem 0,92 gol por partida, Messi, 0,81, e Cristiano Ronaldo, 0,71.

Estatísticas são muito importantes, embora, às vezes, sejam usadas por pessoas que conhecem tudo de números e quase nada de futebol.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.