Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Covid-19 provoca atraso na entrega e alta de preços de máquinas agrícolas

Motivo, como ocorre em toda economia, são os efeitos do coronavírus, que vem afetando a indústria desde o início do ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um produtor paulista foi ao mercado para adquirir uma máquina agrícola nova, similar às de que já faz uso. O preço e a demora para a entrega do produto o fizeram desistir.

Em um momento em que o agricultor está capitalizado, devido ao aumento de produção e aos bons preços recebidos, ele encontra sérias dificuldades na compra de insumos e de máquinas.

O motivo, como ocorre em toda economia, são os efeitos do coronavírus, que vem afetando a indústria desde o início do ano passado.

-
Trator de alta potência para agricultura digital - Divulgação/New Holland

“Vivemos um período de imprevisibilidade. A demanda está elevada, mas não conseguimos acompanhá-la.” A afirmação é de Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Nos quatro primeiros meses deste ano, a procura por máquinas e equipamentos agrícolas cresceu 30%, em relação a igual período de 2020.

É um ritmo bom, embora a comparação seja feita sobre uma base fraca de 2020, quando o setor teve um mês praticamente parado, afirma ele.

Para Miotto, este é um ano bastante diferente. A indústria tem capacidade de produção, mas encontra barreiras no fornecimento de componentes, que vão de pneus, semicondutores e placas-mãe a sistemas hidráulicos.

Para o vice-presidente da New Holland, o ano deverá terminar com crescimento de 10% a 15% na produção e na venda de máquinas.

A demanda é grande e, para muitos produtos, a indústria não consegue atender os pedidos antes de seis meses. Na avaliação de Miotto, vai melhorar, mas essa turbulência pode continuar até o primeiro trimestre de 2022.

“Ainda não tivemos de parar a produção, mas a falta de componentes é dramática.” Na semana passada, às vésperas de receber um carregamento aéreo, a empresa foi comunicada de que o fornecedor não conseguiria cumprir a previsão de entrega.

O agricultor interessado na compra de máquinas não apenas espera mais pelo produto mas também paga bem mais. Mas esse custo não é só do produtor, afirma Miotto. “Enquanto a indústria celebra a elevada demanda que vem dos produtores, chora a redução de suas margens por causa da alta dos custos.”

Esse aumento ocorre devido à necessidade de importações, ao dólar alto e ao maior custo dos componentes e das matérias-primas, como aço e pneus. “É uma pressão que eu nunca tinha visto antes”, diz ele.

Produtores relatam aumentos médios de 30% no custo das máquinas, com evolução bem maior para alguns tipos de equipamento. O vice-presidente reconhece essa evolução, mas diz que seguramente os repasses finais da indústria ficam abaixo dos custos que ela tem.

O cenário atual tem uma dose de anormalidade, mas a indústria continua apostando forte na agricultura brasileira. O crescimento se dará pela produtividade e por avanços em áreas de pastagens degradadas, o que exige um investimento maior dos agricultores em tecnologia, afirma o vice-presidente da New Holland.

Para se antecipar às exigências do mercado, a empresa avalia muito o avanço da genética no campo. E o que vem pela frente é bastante promissor, na avaliação de Miotto.

É importante acompanhar a evolução no campo porque ela é a base dos investimentos atuais da indústria. As colheitadeiras que circularão em cinco anos deverão estar preparadas para uma absorção maior de grãos, em vista da melhora na produtividade, afirma.

A aposta da New Holland na agricultura brasileira vem de longe, segundo Miotto. A empresa está colocando no mercado tratores de alta potência e com foco na agricultura digital, cujos investimentos foram iniciados há cinco anos.

A meta é ter um portfólio que atenda a toda cadeia de produtores, do pequeno ao grande. Um dos objetivos também é facilitar a incorporação de novas tecnologias e permitir a fácil adaptação do operador nos diversos equipamentos da indústria.

A questão da sustentabilidade está inserida no contexto desses lançamentos, segundo Miotto. As máquinas têm maior robustez e conseguem uma melhor produtividade por hora, com um consumo menor de combustível por hectare, reduzindo a emissão. Automatizadas, e sem o fator humano, elas buscam sempre o menor consumo.

O executivo da New Holland acredita que o Brasil ainda tenha um período de vantagem produtiva, em relação aos concorrentes. A agricultura do país, porém, ainda não está totalmente amadurecida.

Passa por um bom momento, devido à demanda externa e à alta de preços. É preciso, contudo, cuidar da produtividade. Em algum momento, o país poderá se defrontar com dólar mais baixo, preços externos menores e altos subsídios de países como China e Estados Unidos, além da Europa.

Para Miotto, o produtor não pode tirar o foco de sua atividade principal. São necessários investimentos tanto na formação humana como em programas de melhorias de produtividade, de armazenagem e de infraestrutura.

Não é momento de esbanjar, mas de se preparar para um eventual novo ciclo menos favorável, afirma ele.

Erramos: o texto foi alterado

A avaliação de Rafael Miotto é que a turbulência na cadeia de fornecimento pode continuar até o primeiro trimestre de 2022, e não de 2020, como dizia versão anterior do texto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.