Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

valdo cruz

 

18/09/2012 - 03h00

Mensalão, uma novela sem fim?

O julgamento do mensalão chega ao bloco do núcleo político do esquema num cenário que indica o pior dos mundos para os petistas. Primeiro, porque o STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar a ex-cúpula do PT (José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares) exatamente às vésperas da eleição municipal. Munição das boas para candidatos que precisam desconstruir a imagem de adversários petistas nas disputas pelas prefeituras. Tudo o que o PT queria evitar.

Segundo, porque, diante do desfecho cada vez mais previsível de que todos peixes graúdos serão condenados, surge no horizonte o risco, para o mundo petista, de o ex-presidente Lula se tornar o próximo alvo. Ou seja, a novela do mensalão, que muita gente imaginava terminar com o julgamento do STF, pode ganhar novos capítulos.

A senha foi dada pelas declarações atribuídas a Marcos Valério publicadas na última edição da revista Veja. Nelas, o publicitário aponta Lula como o chefe do mensalão e diz que o esquema arrecadou R$ 350 milhões, três vezes mais do que é apontado nas investigações. Movimento de quem já sabe que seu destino está selado e na linha do pior dos mundos. E que busca criar uma proteção futura para sua família. E para ele próprio.

O fato é que, como têm dito alguns assessores petistas, depois que todo mundo começou a dar como certa a condenação de José Dirceu, Lula corria, sim, o risco de virar o próximo da fila.

Cenário que começou a preocupar a cúpula petista nos últimos dias depois da investida daquele que é apontado como o operador do mensalão. Ao dizer que Lula não só sabia do esquema do mensalão como o chefiava, Marcos Valério sinaliza que pode dizer mais. Algo que deveria ter contado antes. Até então, ele buscava preservar o ex-presidente. Sua mudança de postura indica desespero e, para ganhar credibilidade, precisa vir recheada de fatos que possam dar contornos de realidade ao que possa vir a falar. Caso contrário, ficará no mundo das chantagens.

Quem conhece bem o publicitário e acompanhou tudo muito de perto diz que ele tem, sim, munição guardada. E explosiva. Capaz de acabar definitivamente com a reputação de muita gente. Daí que, com certeza, o PT já deve estar ensaiando uma reação.

A primeira missão deve ser criar um muro de proteção em torno do ex-presidente Lula. Ele conseguiu superar o escândalo do mensalão durante seu governo, tanto que foi reeleito depois de muita gente o dar como morto politicamente. Seus amigos dizem que ele foi julgado pelas urnas. Só que, naquele período, nada surgiu que pudesse comprometê-lo. Não se pode dizer que, agora, vá surgir. Marcos Valério precisa apontar fatos para corroborar o que disse. Se é que vai manter o que disse. Mas a ameaça volta a rondar os petistas. Tudo o que não queriam.

O maior e mais imediato risco está no curto prazo e envolve as eleições municipais. A atual fase do julgamento do mensalão consumirá duas semanas. Encerrada, José Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares podem estar condenados. Exatamente a uma semana do primeiro turno. Tudo isso num cenário eleitoral que, por enquanto, é desfavorável ao PT. Pode ser fatal para os planos petistas de levar, por exemplo, Fernando Haddad ao segundo turno em São Paulo. A conferir.

valdo cruz

Valdo Cruz é repórter especial da Folha. Cobre os bastidores do mundo da política e da economia em Brasília. Escreve às segundas-feiras.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página