Xico Sá

Jornalista e escritor, com humor e prosa. É autor de "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea" e "Chabadabadá - Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha", entre outros livros. Na Folha, foi repórter especial. Também mantinha um blog no site da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Brasil em transe

Amigo que torce, amigo que protesta e, principalmente, amigo que faz tudo ao mesmo tempo agora. Viva a terra em transe, a histeria coletiva, a riqueza dessa hora. Errou feio quem achava que a Copa não deixaria um legado. Já deixou mesmo antes da pajelança oficial da abertura. Nunca o país discutiu tanta política, nunca o país foi tão crítico, o futebol como ópio do povo não cola, é balela.

Na SP que falta água, falta transporte e um monte de itens básicos, sobrou vaia até para a seleção brasileira, que é bem melhor, quase excelência diante do país que temos. "Viva Vaia", como no poema concreto de Augusto de Campos (1949-1979).

Óbvio que era uma SP mais elitizada que estava nesta sexta (6) no Morumbi, como será o Brasil que verá a Copa nos estádios (arena uma ova!), um torcedor mais limpinho e "diferenciado", mas o público de SP —não dá para chamar o público paulista porque SP é o mundo todo— vaiou todos os Brasis, de 1932 até agora, incluindo Pelé, Sócrates, Zico e a seleção de Telê Santana. SP vaia. Pronto.

Nem podemos cair na discussão das redes sociais, botecos e padocas. Havia a tese que SP é mais exigente. Só se for apenas com o time do Felipão. Assim como o Brasil tem votado no de sempre, no Estado de SP, idem, há mais de 30 anos, considerando que o PSDB nasceu de uma costela peemedebista.

Genial é a riqueza da hora, me sinto na fictícia República de Eldorado do filme "Terra em transe" (1967) de Glauber Rocha. Só me falta a Silvia, a meretriz da fita. Até o sindicalismo, como agora, está frágil e rachado, com greves tocadas pelas dissidências. Sem se falar em uma certa esquerda no papel de Pacheco, o personagem patriota de velho anúncio televisivo.

A trindade Copa, poesia e política é demais para um homem só, mas juro que estou vibrando com isso tudo. Viva o Brasil em transe.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.