Xico Sá

Jornalista e escritor, com humor e prosa. É autor de "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea" e "Chabadabadá - Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha", entre outros livros. Na Folha, foi repórter especial. Também mantinha um blog no site da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Copa 10

Amigo que vaia, amigo que aplaude, a moça do telemarketing está certa: vai estar havendo Copa. Resolvida a questão ludopédica e ontológica —ser ou não existir, eis a questão, querida Bia Abramo!— vamos às dez razões para estar amando o mundial, por supuesto:

1) A Espanha voltou a 1950, levou de 5 da esquadra do príncipe neo-pernambucano Maurício de Nassau. Foi tão humilhante que rolou conspiração: a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais comprou o jogo, vide século XVII.

2) Como no frevo "Cala a boca menino", de Capiba, em uma mulher não se bate nem com uma flor. A pátria em coxinha-creme não quis saber de delicadeza. Vaia VIP também vale, meu caro João Gilberto, mas problema com a fase anal ("vai tomar no c...") só Freud cura. Menos Bolsa de Valores e mais psicanálise.

3) A mesma plateia, porém, soube esticar o hino do lábaro que ostentas além do padrão Fifa.

4) A cada erro do juiz, e foram muitos, os conspiradores apostam em uma Copa vendida. O videoteipe segue burro, mesmo com mil câmeras. O melhor do futiba são os sapos tanoeiros:
foi, não foi, foi, não foi... Foi pênalti sim no Fred, só agora vi que o croata o beija tecnicamente.

5) Patriotismo nem sempre ajuda, no jogo contra os bodes dos Balcãs, a defesa brasileira pegou o complexo de MacunaEmo —a preguiça de Macunaíma com o choro de um roqueiro Emo.

6) A Fifa, que tanto exigiu, é dona da maior lambança: a abertura. Nem o designer Hans Donner, amada Pinky Wainer, faria algo tão sem graça como a dupla belga das araucárias. Só gostei do pula-pula da vitória-régia.

7) A mídia estrangeira está mais perdida nas contradições do Brasil que o Cabral a caminho das índias.

8) A mídia brasileira nunca foi tão estrangeira.

9) O Galícia, meu time dos galegos da Bahia, faria mais bonito que os astros de Espanha.

10) Quem manda no Itaquerão é o santista Neymar Jr.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.