Xico Sá

Jornalista e escritor, com humor e prosa. É autor de "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea" e "Chabadabadá - Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha", entre outros livros. Na Folha, foi repórter especial. Também mantinha um blog no site da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Para Chicó e João Grilo

DE SÃO PAULO

Amigo Chicó, amigo João Grilo, para o escritor Ariano Suassuna, o Sport era tudo. Deveria, inclusive, representar o Brasil, sempre, como seleção do país. Gozação à parte do fanático frequentador da Ilha do Retiro, a vida e obra do homem de "O Auto da Compadecida" têm muito o que ensinar ao mundo do futebol.

Para começo de história, a CBF deveria estar mais preocupada na ideia do que Ariano chamava de "Brasil real".

E não, como Marcos Augusto Gonçalves descreveu, aqui nesta Folha, em aprofundar o processo de descolamento entre seleção e torcedor –enquanto o futebol cada vez mais perde sentido como narrativa que se entrelaça com a "alma" –ou a cultura– brasileira.

Quantas vezes ouvi o doutor Sócrates, ali no "Cartão Verde"da TV Cultura, estufando o filó com essa mesma filosofia. O Vladir Lemos e o Victor Birner que o digam.

O queridão aí do botequim há de dizer; mais bola na rede e menos teoria intelectual. Entendo o colega do nosso templo sagrado, porém insisto. Com essa turma no comando, que nos remete a um período pré-redemocratização, estamos lascados, para ser mais direto. Garçom, por favor, mais cervejas e menos metáforas.

Adoraria ser fino, iluminista da Vila Madalena, ajeitar o cachecol afetado e dizer: "Ah, isso não tem nada a ver com o país, isso é apenas futebol, não tem a menor importância". Então tá, conta outra.

Tem sim. E o pior, caros Chicó e João Grilo, a turma que manda na CBF e ainda vive mentalmente os anos de chumbo se apropria de um bem cultural coletivo para lavar a égua. Na hora de tomar dinheiro –garçom, por favor, sem metáforas–, a turma fala em nome da "Pátria em chuteiras": na hora de ser questionada, opa, a CBF é uma entidade privada e aqui ninguém tasca.

Antes, Chicó e João Grilo, fosse aquela vivacidade de vocês, aquela invencionice pela sobrevivência. Que nada. De anti-herói à vossa moda ou ao estilo do menino Pedro Malasartes, essa turma não tem é nada. O negócio é mão na cumbuca mesmo, meus queridos.

Na cuia grande, a turma segue. Não há limite. Quem dera fossem julgados por aquele juiz d'"O Auto da Compadecida". Vixe. Estamos longe disso. Viva Ariano, viva o Sport!

ÚLTIMO METRÔ

Tudo bem, uma cidade como SP carece de um metrô operando até mais tarde. Não coloquemos, porém, os vagões à frente da vida de gado. Jogo às 22h é cruel para quem trabalha cedo.

A imagem da torcida do Corinthians x Bahia, na última quarta, saindo antes do apito do juiz, vale por mil novelas ou discursos.

Viva a pedagogia do Itaquerão, que reinventou a geografia do futebol paulistano.

@xicosa

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.