Xico Sá

Jornalista e escritor, com humor e prosa. É autor de "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea" e "Chabadabadá - Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha", entre outros livros. Na Folha, foi repórter especial. Também mantinha um blog no site da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nem o Dunga é

Amigo torcedor, amigo secador, o pior não é que agora é o Dunga, o pior é que nem é mais o Dunga. Teremos apenas um falso Dunga, um sub-Dunga, o Dunga do paz e amor, o Dunga negociador, o Dunga homem cordial brasileiro, que se faz de bonzinho sem de fato sê-lo, o Dunga que afaga e não apedreja, que sorri amarelo para a Globo feito o Chicó de Ariano Suassuna, o Dunga que havia tretado com o império, etc.

Não que seja lindo brigar com todo mundo ao mesmo tempo agora, mas é sim interessante quebrar, mesmo da pior maneira possível, a narrativa submissa à emissora sócia do negócio ludopédico brasileiro. Digo, é lindo, desacostumar os bem-acostumados, assim no futiba como na vida.

É lindo, repito, o sagrado direito ao contraditório. Esse cronista mesmo presta serviços à casa global, como presta e não presta a tantas outras da dita imprensa burguesa, mas que bonito é um mínimo barraco, fazer o Nenzim do jegue e empacar contra as obviedades, as autoridades dessa nossa grande Sucupira.

Carecemos de um caldo de sururu das contradições, uma intriga mínima que nos traria avanços. Óbvio que essa é a visão de quem não espera nada do futebol oficial da CBF. Espera, digo, espero sim, como escritor, pelo menos uma rede de intrigas.

Nem isso. Que tédio! E eis que daí, desconstrói-se o macho, desdunga-se, e daí desfaz o único traço da personalidade interessante no personagem, joga fora o que havia em si daquele faroeste "Meu ódio será sua herança" (1969), clássico do gênio-mor da morte lenta Sam Peckinpah, que cineasta monstruoso e obrigatório.

Então o que sobrou do Dunga? Se nem aquele mínimo denominador comum do Dunga ele é mais? Se é para ser o Dunga, que seja o enfezado, o teimoso, o inexperiente, o bravo, o técnico do Inter que esmurrava o vento em vexatórias derrotas no interior gaúcho, o valente e às vezes incompreensível dos Pampas, o homem, a lenda e o desastre.

Nada disso. Agora ele se arvora até a se achar um estudioso de táticas europeias, vê se pode. Ah, vá, é o que faltava. Fui enganado. O bom do Dunga era a ideia de braveza, não o que finge conhecer a pedagogia da anti-manha da Alemanha. Mais Ijuí, seu Dunga, e menos escola de Frankfurt. Mais carrinho na placa de patrocínio e menos agá midiático.

Que seja o melhor dos Dungas possíveis, que é o que bem conhecemos. Que seja pelo menos o Dunga representado em campo pelo Felipe Melo na melancólica derrota para a Holanda, uma espécie de antepasto, tira-gosto, entrada, couvert artístico para a insuperável, inesquecível, implacável 7 a 1, a tragédia, o dia em que a Alemanha fez um eisbein à pururuca no Mineirazo.

Por que um 7 a 1 não é obra de um jogo. É coisa de uma construção. Começamos a levar alguns gols desse cabalístico sete bem antes. Ninguém se desmoraliza em 90 e poucos minutos. Toda humilhação é construída, tijolo por tijolo, com a argamassa da desmoralização que vem de muito antes.

@xicosa

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.