Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2012 - 06h12

Pirenópolis (GO) recebe o festival Slow Filme

Publicidade

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

Na próxima semana, a cidade goiana de Pirenópolis (140 km de Brasília) vai se entregar à íntima relação do homem com a comida.

Trata-se da 3ª edição do Slow Filme - Festival Internacional de Cinema e Alimentação, de 13 a 16 de setembro.

Na programação do antigo Cine Pireneus há curtas, longas, ficções e documentários de vários países, que prometem fazer o público rir e refletir em torno da comida.

O evento é inspirado na mostra italiana Slow Food on Film e tem raízes fortes no movimento internacional Slow Food, que valoriza as identidades culturais e a relação do homem com a terra.

Divulgação
Documentário O Pão (2007) será exibido no festival
Documentário O Pão (2007) será exibido no festival

Há estreias nas telas brasileiras, como o documentário "Mugaritz B.S.O." (Espanha, 2011), em que mais de 40 músicos tentam transferir para a música a experiência do cardápio do Mugaritz, cotado em 2012 como o terceiro melhor restaurante do mundo.

Da Itália virão sete curtas, todos premiados pela Academia Barilla Film Award.

O destaque nacional é para "Estrada Real da Cachaça" (2009), que busca as origens da bebida no país e sua entrada na cultura brasileira.

O festival se distancia de outras mostras gastronômicas do país ao buscar identidades locais, tradições e a preocupação com o meio ambiente, afirma Sérgio Moriconi, curador do Slow Filme.

"Falamos de gastronomia, do alimento mas, também, da falta dele. Nossa programação sempre visa apresentar como diferentes comunidades de diferentes países lidam com estas questões."

Acompanham os filmes atividades paralelas, como visitas a uma feira de produtores locais e degustação de cachaças e pães.

Serviço
Onde Cine Pireneus - Pirenópolis (GO), 140 km de Brasília e 130 km de Goiânia (MAPINHA, TALVEZ?)
Quando de 13 a 16 de setembro
Entrada franca para os filmes, parte das atividades paralelas é paga

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página