Paul Bocuse, o 'papa' da culinária francesa, não tinha papas na língua

Crédito: Laurent Cipriani - 29.jan.2013/Associated Press
O chef Paul Bocuse experimenta um prato durante o prêmio "Bocuse d'Or" em Lyon (França), em 2013.

DA AFP

O estrelado chef de cozinha francês Paul Bocuse morreu aos 91 anos –informou, neste sábado (20), o ministro francês do Interior, Gérard Collomb.

Bocuse, que ostentou estrelas no guia "Michelin" por mais de cinco décadas, foi um dos criadores da "nouvelle cuisine" –movimento que revolucionou a gastronomia francesa– e se tornou celebridade mundial.

Bocuse, que sofria do mal de Parkinson, morreu em seu restaurante de Collonges-au-Mont-d'Or, vilarejo perto de Lyon (França). Além da boa cozinha, o chef era famoso por suas respostas ácidas e espirituosas.

Confira uma seleção das declarações mais célebres do pai da cozinha francesa:

"A vida é uma farsa - o que compreendi aos 19 anos durante a guerra [Segunda Guerra Mundial]. Quando meus companheiros caíam ao meu lado, eu me perguntava: 'Por que não eu?'. A sorte, a saúde, o trabalho e um escárnio profundo se tornaram minhas palavras mestres."

"A vida pode acabar a qualquer momento. Assim, deve-se trabalhar como se fôssemos morrer aos 100 anos, e viver como se a morte nos esperasse amanhã."

"Prefiro me manter clássico, essa cozinha tem amantes (...). Se um dia o restaurante ficar vazio, me questionarei; mas esse não é o caso."

"Fazer um trabalho bem feito não toma mais tempo que fazê-lo mal."

Sobre o galo que tinha tatuado no ombro: "É meu amigo! Quando alguém me incomoda, falo com ele em voz baixa. Isso me tranquiliza e, sobretudo, desestabiliza o adversário."

"Para mim, boa cozinha é quando a gente levanta a tampa, sai uma fumaça com cheiro bom e a gente pode se servir."

"É verdade, a gente tem que ser um pouco exibicionista. Tenho uma profissão em que fazemos duas apresentações por dia, e em algumas noites, quando preferiria estar na cama, temos que fazê-la mesmo assim – e com um sorriso."

"Eu adoro as mulheres e atualmente vivemos tempo demais para passar uma vida inteira com apenas uma."

"Não tenho arrependimentos, exceto talvez a dor que causei às mulheres da minha vida. Espero que elas me perdoem."

"Hoje, estar sozinho e observar os patos com meus cachorros à noite, e depois dormir no quarto que viu nascer, basta para me fazer feliz."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.