Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2010 - 09h30

Crítico Josimar Melo lança hoje nova edição de guia de restaurantes

Publicidade

DE SÃO PAULO

O crítico de gastronomia da Folha, Josimar Melo, lança hoje, a partir das 19h, no hotel Sofitel, a edição 2011 de seu guia de restaurantes da cidade de São Paulo.

No 19º ano de sua publicação, o livro traz um apanhado de 870 estabelecimentos avaliados como regular, bom (uma estrela), muito bom (duas estrelas) e ótimo (três estrelas), ao lado de 334 lojas para gourmets (entre butiques de carne, vinho, mercados, acessórios de cozinha etc.) e 216 bares e cafés.

Nessa edição, não há grandes altos e baixos: nenhum restaurante foi elevado ao topo, nem conquistou a segunda estrela.

Divulgação
Guia Josimar 2011, do crítico Josimar Melo
Guia Josimar 2011, do crítico Josimar Melo

Chou, Fillipa e Casa da Fazenda, porém, ganham sua primeira estrela.

Outros 16 estreiam com essa cotação. Entre eles, o italiano Aldina, o americano 210 Diner e o bar japonês Izakaya Issa.

ALTERNATIVAS

Num cenário no qual os preços parecem impraticáveis, o crítico da Folha destaca alternativas aos restaurantes superestrelados, cada vez mais caros.

"O mais interessante neste ano é o esforço que o segmento está fazendo para corresponder à expectativa do público por restaurantes mais baratos, mesmo que mais simples."

Boa representante desse movimento é a brasserie Le Jazz (também com uma estrela), que mostra iniciativa de oferecer boa comida a preços convidativos.

Nesse contexto, características que poderiam espantar um gourmet (espaço apertado, filas) têm sido aceitas pelo público como um caminho para tornar viável o lazer gastronômico.

GUIA JOSIMAR 2011
AUTOR Josimar Melo
EDITORA DBA
QUANTO R$ 35 (162 págs.)
LANÇAMENTO hoje, das 19h às 22h, no hotel Sofitel São Paulo (r. Sena Madureira, 1.355, Ibirapuera; tel. 0/xx/11/3201-0800)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página