Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2011 - 07h04

Concursos de melhores baristas do planeta recebem brasileiros

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Colômbia e a Holanda são os países que recebem, neste mês, baristas brasileiros que disputarão campeonatos mundiais. O World Barista Championship acontece em Bogotá de quinta-feira (2) a domingo (5). A cidade holandesa de Maastricht, por sua vez, recebe o SCAE World Of Coffee, dos dias 22 a 24.

Na Colômbia, o melhor barista do mundo será escolhido. As outras categorias --"latte art", "coffee in good spirits" e "cup taster"-- serão realizadas na Holanda. Os jovens concorrentes brasileiros foram selecionados em campeonatos nacionais, em março deste ano, e marcarão presença em todas elas.

Danilo Verpa/Folhapress
Além dos melhores baristas do mundo, concursos também escolhem melhores grãos; na foto, plantação de café em SP
Além dos melhores baristas do mundo, concursos também escolhem melhores grãos; na foto, plantação de café em SP

Felipe de Oliveira, do Lucca Café (Curitiba), concorre ao prêmio de melhor barista com outros 54 profissionais e participa, ainda, do "latte art". Na competição principal, o barista terá 15 minutos para preparar quatro expressos, quatro capuccinos e quatro drinques de assinatura, apresentando-os para a degustação dos juízes.

Já no "latte art", é preciso servir dois cappuccinos idênticos e dois "macchiatos".

Drinques alcoólicos são o tema do "coffee in good spirits", e o tricampeão Marco De La Roche representa o Brasil.

Carolina Franco, também barista do Lucca Café (Curitiba), é a representante na categoria "cup taster". Ela terá a missão de provar 24 tipos de café, em oito sessões com três xícaras cada uma, e adivinhar os tipos degustados.

As competições serão transmitidas diretamente pela internet, nos links www.livestream.com/worldbaristachampionshiplive e www.ustream.tv/channel/gun-barista-challenge.

Prêmio para produtores

Os produtores brasileiros também podem ser premiados com seus melhores grãos, por meio de um concurso promovido pela empresa illycaffè desde 1991. As inscrições que escolherão os 50 finalistas do concurso anual se abrem nesta quarta-feira (1º) e seguem até 22 de setembro.

Cerca de R$ 180 mil em prêmios serão distribuídos. A escolha dos melhores cafés é feita por especialistas nacionais e internacionais, que farão testes com luz ultravioleta e analisarão aspecto, seca, cor, tipo, teor de umidade, torração e qualidade da bebida (com degustação). Veja mais informações no site www.portosantos.com.br.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página