Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2011 - 07h04

"Comida de avó" é referência para novas mesas de casamento

Publicidade

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As mesas de casamento estão de cara nova. Bufês mais alternativos estão se livrando de risotos, massas, salgadinhos e até dos tão apreciados e indefectíveis bem-casados.

Agora, chegou a vez das mesas personalizadas, com decoração e jantares que remetem à história do casal.

Daniela Kishimoto, sócia da Zest Cozinha Criativa, conta que já serviu até sopa de farinha: "O noivo era suíço e queria incluir a receita da avó no cardápio. Conseguimos. No dia do evento, a velhinha ficou emocionada".

Karime Xavier/Folhapress
Mesa de casamento com quitutes preparados pelo bufê Zest Cozinha Criativa e decorada pela Bendita Festa
Mesa de casamento com quitutes preparados pelo bufê Zest Cozinha Criativa e decorada pela Bendita Festa

Cardápio personalizado exige programação e criatividade. Para isso, os bufês entrevistam os noivos e procuram conhecer o repertório culinário do casal.

Geralmente, as receitas mais pedidas fazem parte da história afetiva, como pratos que lembrem o sabor que saía das panelas das mães e avós.

"Em vez de preparar o menu de sempre, nosso desafio é criar algo diferente", explica o chef Juliano Cordeiro, que trabalha com a adaptação das receitas caseiras para as festas de casamento.

A chef Martha Bender, do bufê Banqueting, diz que o banquete servido na festa precisa refletir a origem dos noivos. "Nem sempre isso é fácil. Já me apareceu um casal formado por uma japonesa e um irlandês", conta.

Na ocasião, ela preparou um coquetel japonês em parceria com o chef Shin Koike, do Aizomê, e pesquisou a comida escocesa para fazer o prato principal, um ensopado de carne com cerveja.

CASAMENTO COM FEIJÃO

Já para noivos brasileiros, Martha prepara quitutes locais, entre eles o caldinho de feijão, a sopa de abóbora, o pastel e o bobó de camarão.

"Um menu como esse precisa ser servido em harmonia com a decoração e a louça."

Para ilustrar o resultado desses menus de casamento menos convencionais, a Folha pediu para a empresa de decoração Bendita Festa e o bufê Zest produzirem uma.

Cuscuz marroquino em infusão de hortelã com legumes crocantes e frutas secas; maçã recheada com farofa úmida; e pernil de cordeiro assado na lenha com batatas, sal grosso e alecrim foram algumas das receitas preparadas para a sessão de fotos.

Para beber, drinque à base de limão e framboesas servido em garrafinhas de vidro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página