Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2011 - 07h30

Comida cenográfica e atores que representam chefs em novelas recebem consultoria

Publicidade

GUSTAVO ALVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Se o bolo tiver de explodir, misture isopor à massa. Se a cena com o prato precisar ser refeita, pinceladas de azeite o deixam com novo aspecto. Gotas de azeite de dendê deixam o vatapá fotogênico.

Pratos preparados para serem exibidos em novelas exigem adaptações. Mas não podem deixar de ser gostosos.

João Miguel Júnior/TV Globo
Dalton Vigh prepara uma omelete francesa sob supervisão do consultor gastronômico Marcelo Scofano
Dalton Vigh prepara uma omelete francesa sob supervisão do consultor gastronômico Marcelo Scofano

Responsável pelas criações de René Velmont, o chef-galã de "Fina Estampa", novela das 21h da Globo, o consultor Marcelo Scofano diz que os pratos do personagem vivido por Dalton Vigh são feitos como se fossem servidos em um restaurante.

Mesmo que não apareçam em cena. "A direção de arte prefere assim, dessa forma os atores entram nesse universo." O entrosamento com o enredo a partir da culinária às vezes começa antes da primeira cena.

PAMONHA

A cozinheira Iracilda Diniz, a Cida Bahiana, fez um café com pamonhas e bolos de aipim, entre outros quitutes de Goiás, para a primeira reunião do elenco de "Araguaia", de Walter Negrão.

"Era preciso conhecer a comida para conhecer a região", afirma Bahiana, responsável pelos vatapás, carurus, bobós e xinxim de galinha que compuseram cenas de "Cordel Encantado", a recém-terminada novela das 18h da emissora.

Ela foi indicada para seu primeiro trabalho na Rede Globo por uma cliente de seu quiosque na praia da Barra da Tijuca.

Na minissérie "Dona Flor e seus Dois Maridos", ela cuidou da comida e deu aulas para Giulia Gam, a intérprete da protagonista.

"Ensinava a cortar o quiabo, a pegar a colher de pau, a fazer o bolo", afirma.

Scofano também orienta Vigh sobre os gestos típicos dos cozinheiros. E ajudou a criar diálogos em que o chef fala sobre o uso do azeite, o que, para o consultor, é um serviço de utilidade pública.

"O brasileiro está se tornando um grande consumidor de azeite, mas ainda não sabe usar", afirma.

REALISMO

Se Scofano e Bahiana têm de ser o mais realistas possíveis para melhorar a ficção, a doceira Sônia Claudino de Azeredo, responsável pelos bolos usados em gravações da Globo, já montou alguns de isopor, outros de massa de verdade e outros misturando os dois elementos.

"Tem novela do Walcyr [Carrasco] em que os atores destroem tudo na gravação, e aí o bolo tem de ser de verdade", afirma Claudino.

Ela também dá consultoria para "Vidas em Jogo", novela das 22h da Record, em que Denise del Vecchio é dona de uma confeitaria. "Levo bem-casados prontos e outros ela embrulha em cena", diz.

Um bolo de cinco andares que explodiu em "Caras e Bocas", de Carrasco, exigiu uma semana de trabalho na fábrica de bolos de Claudino, em Caxias, e preparo especial.
Geralmente, cada andar é sustentado por uma armação de madeira.

Para seus destroços não machucarem o elenco, ela foi substituída por estrutura semelhante a um labirinto, com paredes de isopor, no meio das quais colocou o recheio de glacê.

Letícia Moreira/Folhapress
Omelete com gruyère e ervas preparado pela chef Marisa Revoredo do restaurante Nicota, de São Paulo
Omelete com gruyère e ervas preparado pela chef Marisa Revoredo do restaurante Nicota, de São Paulo

OMELETE COM QUEIJO GRUYÈRE E ERVAS
Receita do Estilo Gourmet; foto feita no restaurante Nicota, em São Paulo

Dificuldade: fácil
Porções: 4
Tempo de preparo: 10min

INGREDIENTES

- 3 ovos
- 100 g de queijo gruyère ralado grosso
- 1 colher de chá de manteiga
- Ervas frescas picadas
- Sal e pimenta-do-reino

PREPARO

Bata os ovos com dois garfos até espumar e acrescente as ervas.
Preaqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Adicione a manteiga e, quando derreter, junte os ovos e abaixe o fogo.
Coloque o queijo ralado delicadamente. Quando o fundo do omelete começar a firmar, faça uma dobra com uma espátula, de um dos lados, até o centro.
Faça outra dobra na omelete quando estiver firme, como se fizesse um rolinho - ela deve ficar como uma panqueca, mas achatada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página