Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 14h00

Avanço do mar destrói calçadas em praia de João Pessoa (PB)

Publicidade

DE SÃO PAULO

O mar destruiu parte da calçada da praia da Ponta do Seixas, em João Pessoa (PB). Segundo comerciantes da região ouvidos pela Folha, na última semana foram arrancados cerca de 30 metros de calçadas da praia, ponto turístico de João Pessoa.

A praia fica no ponto mais oriental da porção continental das Américas, onde a luz do sol alcança primeiro o continente.

Há décadas o ponto turístico sofre com a erosão marinha, que também está colocando em risco outras atrações de João Pessoa.

Próximo à calçada que foi destruída fica a falésia do Cabo Branco, onde está localizado um farol da marinha. Na falésia --onde o mar avança 40 cm por ano, segundo estimativas da UFPB (Universidade Federal da Paraíba)--, o trânsito de veículos chegou a ser proibido em alguns pontos.

Em julho, a Prefeitura de João Pessoa anunciou uma obra de recuperação da falésia e da Ponta do Seixas com orçamento de R$ 14 milhões, valor que vai sair dos cofres dos governos municipal, estadual e federal. A obra já foi autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ainda aguarda licitação para ser iniciada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página