Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2011 - 18h43

Apagão de quase 5 horas afeta mais de 2 milhões no Amazonas

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

A empresa Eletrobras Amazonas Energia informou na tarde desta sexta-feira que, além de Manaus e de Iranduba, a cidade de Presidente Figueiredo também foi afetada por um apagão de quase 5 horas. O problema começou quando um raio atingiu a rede de distribuição da Usina Hidrelétrica de Balbina.

Nestas cidades, a empresa atente a 553 mil consumidores --no total 2 milhões de habitantes foram afetados.

Em Manaus, o apagão provocou congestionamentos no trânsito, interrompeu as ligações para telefonia fixa e móvel. O comércio e a indústria foram afetados. Alunos de escolas públicas e privadas foram dispensados mais cedo.

A Prefeitura de Manaus informou que ainda avalia os prejuízos. A Secretaria de Estado da Saúde disse que os hospitais dispõem de geradores e não registraram problemas no atendimento.

Em entrevista à Folha, o diretor de Operação e Geração do Interior, Radyr Oliveira, afirmou que a descarga elétrica atingiu a linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Balbina, que fica em Presidente Figueiredo (107 quilômetros ao norte de Manaus). Para proteger o sistema, foi necessário desligar a geração, transmissão e distribuição.

A usina é responsável por 25% da geração de energia para a capital amazonense, que tem demanda diária entre 900 a 1.100 MW (megawatts). Oliveira afirmou que os prejuízos não foram calculados. "Temos ciência dos transtornos causados à população, mas, infelizmente, foi uma fatalidade", afirmou o diretor.

METEOROLOGIA

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que Manaus e cidades do norte do Amazonas enfrentam, desde a madrugada de hoje, temporais com descargas elétricas e rajadas de ventos. A temperatura máxima caiu de 37ºC para 31ºC e deve permanecer assim no fim de semana. Na região, as chuvas estão acima da média por causa da influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Pacífico), disse a meteorologista Lúcia Gularte

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página