Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2012 - 08h36

Em seis dias de operação na cracolândia, 48 foram presos

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao menos 48 pessoas já foram presas na operação policial nas ruas da cracolândia, no centro de São Paulo. Hoje é o sétimo dia da ação, que começou na terça-feira (3) passada e causou a dispersão dos usuários para as ruas da região.

Veja imagens da cracolândia após início da operação
Polícia usa bombas de efeito moral e balas de borracha
Operação na cracolândia já prendeu 40 pessoas em SP
Comerciantes da cracolândia aprovam operação em SP

Segundo balanço da Polícia Militar, foram presos 23 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, além de 25 procurados da Justiça que foram recapturados até às 6h de hoje.

Também foram encaminhadas 49 pessoas para internação, nove para hospitais, e outros 27 para serviços de saúde, segundo o balanço.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a tendência é que as internações e atendimentos aumentem após a ação policial, conforme o acesso à droga é dificultado.

A atuação da PM foi marcada por correria, bombas de efeito moral e tiros de balas de borracha entre a noite de sábado e a madrugada de ontem. Ao menos cem pessoas que se aglomeravam na rua dos Gusmões foram dispersadas pela polícia.

Felix Lima - 7.jan.12/Folhapress
Usuários de crack fogem de bombas de efeito moral e balas de borracha disparadas pela PM anteontem
Usuários de crack fogem de bombas de efeito moral e balas de borracha disparadas pela PM anteontem

De acordo com o comandante da PM, coronel Álvaro Camilo, os policiais abordarão os grupos de moradores de rua quando depararem com eles ou forem solicitados pela vizinhança.

"Se estiver consumindo droga, ou tráfico, a polícia vai fazer [o encaminhamento para o distrito]. Se não, vamos comunicar as assistentes sociais ou saúde para agir."

Na rua dos Gusmões, eles se concentravam no quarteirão entre a avenida Rio Branco e a rua Santa Efigênia. Em frente às lojas fechadas, o movimento de usuários de drogas era constante.

Para moradores ouvidos pela Folha os viciados parecem estar mais agressivos, aparentemente porque têm menos acesso ao crack nos últimos dias devido ao aumento da repressão policial.

Um morador afirmou que seu carro foi cercado por dez viciados que tentaram roubá-lo quando saía de casa, na madrugada de anteontem (7).

Editoria de Arte/Folhapress
Ação na cracolândia 7.jan
Ação na cracolândia 7.jan
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página