Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
25/01/2012 - 07h00

Ipiranga: Além do marco histórico

Publicidade

 

MARCELLE SOUZA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Habitada inicialmente por índios guaianases, a área do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, começou com população esparsa que vivia às margens do rio Tamanduateí. O significado do nome, para alguns estudiosos, é "leito desigual" e denomina um dos bairros mais importantes para a história de São Paulo.

Veja fotos antigas do Ipiranga
Leia cobertura sobre os 458 anos de São Paulo

No início, a área do Ipiranga era formada principalmente por sítios chácaras e o preço da terra era um dos mais baratos da capital, segundo os historiadores Máximo Barro e Roney Bacelli. Com a vinda de novos moradores, os índios foram transferidos para outros lugares.

LEIA MAIS SOBRE OS BAIRROS DE SÃO PAULO
Barra Funda Itaquera República Tatuapé
Freguesia do Ó Lapa Santana Vila Joaniza
Ipiranga Luz São Miguel Vila Leopoldina
Itaim Bibi Pari Vila Madalena

O principal acontecimento histórico da região foi mesmo a proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, por dom Pedro 1º, às margens do ribeirão Ipiranga. Após anos de promessas, o museu foi inaugurado em 1895 e o monumento do Ipiranga, em 1922. Em 1907, o governo incumbe o paisagista Arsenio Puttemans de montar o jardim em frente ao museu.

O crescimento populacional do local foi impulsionado principalmente pela instalação de empresas, serrarias, tecelagens e outras industrias de transformação na região. Em 1934, atinge 40 mil habitantes, segundo censo da época.

Reprodução Acervo Histórico
Grupo escolar Visconde de Itaúna, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo
Grupo escolar Visconde de Itaúna, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo; veja galeria com outras imagens

Em 1912, é implantada a rede de esgoto e, entre 1925 e 1930, as ruas do bairro são pavimentadas. Porém, o transporte público ainda era deficiente, já que os trabalhadores das fábricas que chegavam de bonde ao bairro demoravam cerca duas horas no trajeto.

Nessa mesma época, há também um estrangulamento de bairros como a Sé, Cambuci, Liberdade, Bom Retiro, Barra Funda, que até então acomodavam boa parte da população de trabalhadores. Com o aumento de moradores no século 20, começa o processo de verticalização do bairro, que, aos poucos, vai ganhando os contornos conhecidos hoje.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade