Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2012 - 18h59

Estudantes protestam em PE contra aumento da tarifa de ônibus

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

Cerca de 500 estudantes realizam nesta quarta-feira mais um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Recife (PE).

Estudantes voltam a protestar contra tarifa de ônibus em Recife
Protesto contra aumento de tarifa acaba em confronto em Recife

É a terceira manifestação desde sexta-feira (20), quando o reajuste de 6,5% na tarifa foi anunciado.

Duas avenidas da região central da cidade foram interditadas por alguns minutos pelos manifestantes, mas até as 17h (18h em Brasília) não havia registro de confronto.

Nos dois protestos anteriores, realizados na sexta e na segunda-feira (23), policiais militares da tropa de choque usaram bombas de efeito moral e tiros de borracha para dispersar a multidão. Houve prisões e feridos sem gravidade.

Alexandre Gondim - 20.jan.2012/JC Imagem/Folhapress
Estudantes realizam protesto contra aumento na passagem de ônibus em Recife
Estudantes realizam protesto contra aumento na passagem de ônibus em Recife

Na manifestação de hoje, os estudantes --muitos deles com os rostos cobertos ou pintados-- começaram a passeata caminhando em sentido oposto ao itinerário escolhido nos outros atos.

O grupo percorreu a avenida Conde da Boa Vista até a avenida Agamenon Magalhães, principal via de ligação entre as zonas sul e norte da capital, e, nesses locais, provocaram engarrafamentos ao bloquearem as pistas por alguns minutos.

A PM acompanhou a movimentação, mas não interveio. Após deixarem a Agamenon Magalhães, os estudantes retornaram à Conde da Boa Vista.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ainda não havia comentado os protestos, disse hoje que passeatas podem ser feitas, desde que "os direitos dos outros" sejam respeitados.

Para Campos, os estudantes "perderam o discurso (...) quando descobriram que a passagem de Recife era a menor do Brasil". "Não tem uma pauta, e toda reivindicação tem uma pauta." A tarifa do anel A, a mais utilizada em Recife, passou de R$ 2,00 para R$ 2,15.

Segundo o governador, eventuais abusos cometidos por policiais e manifestantes durante os protestos serão apurados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página