Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2012 - 00h00

Elaine Cesar (1968-2012) - Cineasta, lutou contra o câncer na gravidez

Publicidade

DE SÃO PAULO

Quase ao mesmo tempo, no fim de 2010, a cineasta, publicitária e videomaker Elaine Cesar descobriu, aos 42 anos, que estava grávida e que tinha câncer.

Leia sobre outras mortes

Dali em diante, lutou contra a doença, viu nascer seu filho caçula, Rudá, e lançou um importante documentário, "Evoé! Retrato de um Antropófago" (2011), sobre José Celso Martinez Corrêa.

Durante todo o processo manteve ativo o blog Câncer, Gravidez e Alienação Parental (elainecesar.blogspot.com), que o marido, Fred Steffen, pai de Rudá, decidiu manter no ar mesmo após sua morte, ontem pela manhã, em decorrência do linfoma.

Do casamento anterior, a paulistana, nascida Gilza Elaine Pinto Cesar em 1968, deixou Théo, de quatro anos. O filho mais velho foi alvo de disputa judicial com o ex-marido, que pediu a guarda da criança.

O assunto alcançou repercussão na época e virou tema dos textos de Elaine em seu blog em 2011. A cineasta ganhou apoio de diversos amigos e artistas.

CARREIRA

Formada em comunicação pela Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, Elaine foi também amante das artes cênicas.

Após trabalhar em produtoras como a Academia de Filmes, a 5.6 e a Conspiração, a partir dos anos 2000 se aproximou do grupo Oficina.

Ali dirigiu projetos videográficos e de captação de peças, como o de "A Luta I", uma das cinco partes da montagem de "Os Sertões", adaptação da obra de Euclides da Cunha pelo Oficina.

A partir dessas experiências, se aproximou também do diretor José Celso Martinez Corrêa, o que resultou na curadoria de exposição sobre o encenador no Itaú Cultural, em 2009, e em "Evoé", bem recebido no fim do ano passado pela crítica .

Sobre o longa, dirigido ao lado do cineasta Tadeu Jungle, Elaine postou em seu blog, há cerca de dois meses: "Mais que um filme, é um sopro de energia".

Energicamente, usou a página para se engajar em questões que considerava relevantes. Além da disputa, falou sobre campanhas de doação de órgãos e de solidariedade para pacientes com câncer.

Em seu último post, no dia 13 de dezembro passado, se despediu com uma frase do escritor João Ubaldo Ribeiro: "Deus não tem pressa nenhuma, para Ele tudo é ontem, hoje e amanhã, só quem vive dentro do tempo somos nós".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página