Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2012 - 12h55

Metrô e CPTM liberam transporte de bicicleta nas escadas rolantes

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A linha 4-Amarela do metrô também vai liberar o uso de bicicletas nas escadas rolantes das estações a partir deste sábado (4). O Metrô e a CPTM já haviam informado que as escadas seriam liberadas para os ciclistas em suas linhas a partir deste fim de semana.

Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, a medida será implantada em regime de teste apenas para a subida dos ciclistas com sua bicicleta nas escadas rolantes. As descidas das bicicletas só é autorizada a partir das escadas fixas.

Para utilizar a escada rolante, o ciclista deverão manter acionado o freio, segurar no corrimão e manter distância dos passageiros para evitar acidentes.

A entrada de bicicletas no sistema é permitida de segunda a sexta-feira, das 20h30 até o fechamento da estação (sempre no último vagão), aos sábados a partir das 14h e aos domingos e feriados durante toda a operação.

A liberação das escadas rolantes era uma reivindicação antiga das ONGs de ciclistas.

A Ciclo Liga, que reúne grupos de cicloativistas, preparou vídeo em que mostrava a dificuldade de um ciclista em carregar uma bicicleta pelas escadas convencionais.

No filme, eles comparam o peso do objeto, cerca de 20 kg, ao de um botijão de gás e de um bolo para 200 pessoas. E questionavam: "você acha que todo mundo que pedala --mulher homem, idoso, jovem e criança-- tem esse equilíbrio na escada e força nos braços?".

A liberação do uso de escadas rolantes para bicicletas na linha amarela já havia ocorrido, em caráter excepcional, no dia 25 de janeiro, durante o World Bike Tour, em comemoração ao aniversário de São Paulo.

As bicicletas são liberadas nos vagões de metrô e trem aos sábados, a partir das 14h. Nos domingos e feriados, durante todo o dia. Durante a semana, só são autorizadas depois das 20h30, sempre no último carro de cada trem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página