Publicidade
Publicidade
Marginal Tietê concentra 13,8 km de lentidão em São Paulo
Publicidade
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A marginal Tietê era o trecho com maior lentidão por volta das 11h30 desta segunda-feira na cidade de São Paulo, com 13,8 km de filas. O problema estava na pista expressa no sentido Castello Branco, da Castello até a ponte Cruzeiro do Sul.
Veja as condições do trânsito em tempo real
Na pista local, as filas chegavam a 4,1 km, da ponte Atílio Fontana até a ponte Freguesia do Ó. Já na pista central, o problema se concentrava entre a ponte Freguesia do Ó e a ponte Casa Verde, com 3,7 km de lentidão.
Outra via que apresentava filas era a marginal Pinheiros, com 9,7 km de lentidão na pista expressa entre a Castello Branco até aponte Cidade Jardim, no sentido Interlagos.
O motorista também encontrava 3 km de filas na avenida dos Bandeirantes Radial Leste, sentido marginal, entre avenida Miruna até o viaduto Santo Amaro.
Em toda a cidade havia por volta das 11h30 desta segunda 57 km de filas, o que representa 6,6% dos 868 km de vias monitoradas. O índice estava acima da média do horário, que é de 6,4%. A pior região era a zona oeste, com 27 km de congestionamento.
Segundo o serviço da empresa MapLink, usado pela Folha, a cidade tinha 213 km de filas no horário.
OPERAÇÃO ESPECIAL
As aulas nas escolas da rede estadual voltaram no dia 1º (quarta-feira). Nas escolas municipais, as aulas voltam hoje.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou no último dia 30 uma operação nos arredores de 127 escolas devido ao retorno das aulas.
Algumas escolas terão marronzinhos o tempo todo, e outras terão apenas supervisão. A operação conta com 271 agentes, além de funcionários de escolas, que tentarão disciplinar o embarque e desembarque de alunos na porta das escolas. O respeito ao pedestre também será fiscalizado.
Segundo a companhia, filas duplas e estacionamentos irregulares são os principais problemas que prejudicam o trânsito.
No ano passado, com a volta às aulas em fevereiro, a média de congestionamentos do mês foi o dobro da registrada em janeiro. Nos últimos cinco anos, o aumento médio dos congestionamentos de um mês para o outro foi de 75%.
| Lentidão média no pico da manhã (em km) | |||
|---|---|---|---|
| Ano | Janeiro | Fevereiro | Variação |
| 2007 | 66 | 78 | 18% |
| 2008 | 61 | 109 | 79% |
| 2009 | 42 | 83 | 98% |
| 2010 | 55 | 94 | 71% |
| 2011 | 47 | 99 | 111% |
| Fonte: CET | |||
Para evitar transtornos e multas, a CET recomenda que os motoristas não parem em fila dupla, façam o embarque e desembarque pelo lado da calçada, estacione somente em locais permitidos e respeite a faixa de pedestres.
| Editoria de Arte/Folhapress | ||
|
+ CANAIS
- Acompanhe a editoria de Cotidiano no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias em Cotidiano
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Cantor Pedro Leonardo deixa UTI e vai para unidade semi-intensiva
- Braço direito de ex-diretor investigado tinha R$ 1,7 mi em casa
- Prefeitura de São Paulo vai criar hospital público para cães e gatos
- Quadrilha invade prédio e rouba 3 apartamentos na zona sul de SP
- Professora é suspeita de bater em aluno cego na zona sul de SP
+ Comentadas
- Alckmin considera greve absurda e atribui a 'grupelho radical'
- Com greve no metrô, SP tem recorde no trânsito e protestos
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV