Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2012 - 12h27

Sete escolas se apresentam hoje no Carnaval de São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Sete escolas de samba desfilam neste sábado pelo Grupo Especial de São Paulo, das 14 que disputam o título de campeã do Carnaval. Na primeira noite do Carnaval, outras sete já desfilaram. As apresentações acontecem no sambódromo do Anhembi, e começam às 22h30.

Acompanhe os desfiles minuto a minuto
Veja fotos dos preparativos do Carnaval de SP
Veja mapa interativo do Carnaval
Leia a cobertura do Carnaval

A Dragões da Real abre os desfiles da noite e quer emocionar o público homenageando todas as mães.

Uma das grandes apostas do carnavalesco Eduardo Caetano é o abre-alas, representando uma indústria orgânica onde um grande ventre emite energia para os casulos que dão a vida a todos os seres do planeta.

Logo depois vem o desfile da Pérola Negra, que vai falar sobre a cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo.

Danilo Verpa - 3.mar.2011/Folhapress
Funcionários da Pérola Negra ajeitam carro alegórico no Carnaval de 2011
Funcionários da Pérola Negra ajeitam carro alegórico no Carnaval de 2011

O enredo apresenta histórias de personagens importantes para a cidade e relembra o significado do nome do município --Itanhaém pode ser traduzido por "pedra que canta", em tupi-guarani.

A Mocidade Alegre é a terceira a desfilar neste sábado e vai usar a obra de Jorge Amado para tratar de temas como a escravidão e a cultura afro-brasileira.

"A Mocidade traz um enredo cultural, sobre as nossas raízes, uma adaptação livre da obra de Jorge Amado", afirma o carnavalesco Sidnei França.

Em seguida é a vez de Águia de Ouro se apresentar, com um desfile que promete ser bem alegre e colorido que fala sobre a Tropicália.

Zanone Fraissat - 06.mar.2011/Folhapress
Desfile da Águia de Ouro no carnaval 2011
Desfile da Águia de Ouro no carnaval 2011

Um dos destaques da escola é José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, falecido em 1988. "O Chacrinha foi o eterno padrinho da Tropicália, e o desfile é encerrado com o carro 'Navilouca', mostrando Caetano Veloso e Gilberto Gil voltando do exílio. E quem está lá para recebê-los de braços abertos? O Chacrinha", resume o carnavalesco Cláudio Cavalcante, o Cebola.

Unidos da Vila Maria é a quinta escola a passar pela avenida e vai fazer uma homenagem às mãos.

O tema surgiu justamente quando o carnavalesco da escola, Chico Spinosa, precisou operar uma de suas mãos e percebeu o quanto elas eram fundamentais à vida. "Estamos com as mãos na taça, se nenhuma mão boba não roubá-la de nós, podemos levar", disse.

Com um enredo sobre o ex-presidente Lula, a Gaviões da Fiel é a sexta a desfilar. Para apresentar o enredo, a escola optou por usar o cordel.

Silva Junior/Folhapress
Ronaldo desfila na Gaviões em 2010
Ronaldo desfila na Gaviões em 2010

"A ideia era falar de um corintiano ilustre que fosse carismático tanto pra nação corintiana quanto para o povo brasileiro. Vamos mostrar a história dele como a de qualquer cidadão desse país. A gente fala de alimento, emprego e moradia, o sonho de Lula e de todo o país", diz o carnavalesco Igor Carneiro.

Tom Maior encerra os desfiles do Grupo Especial e leva para o Anhembi uma apresentação sobre a paz. Morto em 2011, o ex-presidente da escola, Marko Antonio da Silva foi o idealizador do enredo e é o grande homenageado.

"A humanidade se perdeu do caminho de paz, por causa da inveja, da ganância, da corrupção, e estamos invocando os seres celestiais para redirecionem a humanidade para este caminho", diz o carnavalesco Marco Aurélio Ruffinn.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página