Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2012 - 19h46

Incêndio na fronteira da Bolívia com o Brasil já dura três dias

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um incêndio atinge o Pantanal na fronteira da Bolívia com o Brasil desde domingo (18) em uma área de difícil acesso à polícia e ao Corpo de Bombeiros, o que dificulta o combate ao fogo. No Brasil, cerca de 4 mil metros quadrados foram afetados.

O local fica a 20 km de Corumbá (MS), na divisa com Estado do Mato Grosso do Sul, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e área total atingida ainda não foi dimensionada.

Segundo o major César Freitas Duarte, da Polícia Militar Ambiental do Estado, o fogo atinge mais a Bolívia, onde o incêndio começou, e acabou chegando no território brasileiro.

Duarte afirma que o cônsul do país em Corumbá, Juan Carlos Romero, já foi acionado para tentar localizar os responsáveis pelo incêndio e iniciar o trabalho de combate no lado boliviano.

No Brasil, foram constatados dois focos, ambos localizado entre uma lagoa e o rio Paraguai, o que impossibilita a disseminação do fogo.

De acordo com a Polícia Ambiental, as queimadas controladas são permitidas no Brasil, mas é preciso conseguir uma licença para não colocar em risco a região em que ela é praticada.

Como a região é pantanosa e de difícil acesso, um helicóptero da Marinha deve sobrevoar a área atingida na quarta-feira (21) para dimensionar o tamanho do incêndio.

Em feveiro, outro incêndio consumiu uma área de 2.500 hectares do Pantanal na região.

Ao menos cem homens da Marinha, além de integrantes do Exército, Ibama e do Corpo de Bombeiros foram deslocados para dar combate ao fogo que se alastra sem controle.

O local do incêndio também era de difícil acesso e o foco de incêndio cobriu as ruas de Corumbá com fumaça.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página