Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2012 - 09h41

Movimentos sociais usam arte e humor para proteger bairros

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os movimentos paulistanos que predominavam no Facebook e Twitter começam a usar estratégias criativas de mobilização em defesa da qualidade de vida nos bairros. E, para isso, vale fazer uso de tudo: música, artes plásticas, cartum.

A informação é da reportagem de Vanessa Correa publicada na edição deste domingo da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Movimentos assim passaram a pipocar na Nova York dos anos 1970, quando a cidade foi reurbanizada. Depois disso, conquistaram o mundo.

A ação mais recente, em São Paulo, ocorre em Pinheiros. Com medo de que a chegada de mais e mais edifícios acabem com o lugar, o morador Eduardo Abramovay decidiu se mexer para mobilizar os vizinhos: depois de criar uma página no Facebook, reuniu colaboradores e espalhou panfletos por bares, padarias e outros estabelecimentos.

Nos cartazes, um "prédio-monstro" gigante "ataca" as casinhas. Moradores foram convidados para uma "passeada" pelo bairro, com atrações como apresentação de maracatu.

Editoria de Arte/Folhapress

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página