Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2012 - 16h43

PF faz acareação com operários sobre desabamento no centro do Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

A Polícia Federal iniciou na tarde desta terça-feira uma acareação entre três operários que trabalhavam na obra do nono andar do Edifício Liberdade, que caiu no dia 25 de janeiro com outros dois prédios na avenida 13 de Maio, no centro do Rio, e deixou 22 mortos.

Veja galeria de fotos do desabamento
Leia outras notícias sobre o desabamento

O inquérito foi iniciado pela Polícia Civil, mas como o Theatro Municipal foi afetado pelo desabamento, a PF assumiu o caso, por se tratar de um bem tombado pela União.

O delegado federal responsável pelo inquérito, Fábio Scliar, da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimônio Histórico, vai tentar esclarecer divergências identificadas entre os depoimentos que foram dados pelos operários sobre o andamento das obras e, ainda, se foram derrubadas colunas do prédio ou não.

Uma funcionária da empresa onde estava sendo feita a obra, cuja identidade não foi divulgada, também será ouvida hoje.

Daniel Marenco-28.jan.2012/Folhapress
Bombeiros e máquinas retiram escombros de prédios no centro do Rio à procura de vítimas; veja imagens
Bombeiros e máquinas retiram escombros de prédios no centro do Rio à procura de vítimas; veja imagens

De acordo com o representante da Associação de Vítimas da Avenida 13 de Maio, Octávio Blatter, mesmo que fique comprovada a modificação na estrutura do prédio, outras omissões apontam para um número grande de responsáveis pelo desabamento. "O síndico e o administrador do prédio deveriam ter acompanhado mais de perto essa obra", afirmou.

Ainda conforme o dirigente da associação, várias reformas com características semelhantes a do nono andar foram realizadas no Edifício Liberdade sem a fiscalização da prefeitura. "Somos cidadãos urbanos e temos direito a trabalhar e morar em lugares seguros. Na estrutura do Estado, a responsável por isso é a prefeitura".

Blatter informou que amanhã representantes do governo estadual devem se reunir com funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para definir as condições de financiamento para os empresários que perderam tudo com o desabamento.

DESABAMENTO

Os três prédios localizados ao lado do Theatro Municipal desabaram por volta das 20h30 do dia 25. Os edifícios tinham 18 (Liberdade), 10 (Colombo) e 4 andares. O teatro não foi atingido, mas seu anexo, onde funciona a bilheteria, sofreu danos por causa dos escombros.

ArteFolha

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página