Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2012 - 16h35

Médico espanhol é barrado no Brasil por não cumprir exigências

Publicidade

DE BRASÍLIA

A embaixada da Espanha no Brasil confirmou nesta quinta-feira que um médico espanhol foi impedido de entrar no Brasil na última terça-feira (3) por não ter passagem de volta comprada.

Começam novas exigências para espanhóis que visitam o Brasil

A embaixada informou que a inadmissão do espanhol foi o primeiro e único caso que chegou ao conhecimento da Espanha desde a entrada em vigor das novas regras impostas pela imigração brasileira para a entrada de espanhóis no país.

O médico foi barrado ao desembarcar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

A Polícia Federal deverá divulgar um balanço sobre as inadmissões de espanhóis apenas na semana que vem. A assessoria de imprensa da PF afirma que dados mais imediatos não serão divulgados para a imprensa por "problemas de sistema".

A Embaixada da Espanha também afirma estar sem informações completas, já que os cidadãos espanhóis não são obrigados a entrar em contato com a embaixada no caso de serem barrados. Além disso, não há uma comunicação instituída entre a PF, responsável pelo controle imigratório, e a embaixada espanhola.

O Itamaraty, da mesma forma, não está divulgando informações sobre as inadmissões. A chancelaria brasileira afirma que também aguarda o balanço a ser divulgado pela Polícia Federal.

Em paralelo à adoção das novas medidas imigratórias em relação a cidadãos espanhóis, está em vigor um grupo de trabalho formado por representantes da embaixada espanhola e do Itamaraty, para discutir as relações imigratórias entre os dois países. Uma nova reunião deverá ocorrer "ao longo das próximas semanas", segundo o Itamaraty.

Desde segunda-feira (2) , espanhóis que chegam ao Brasil só passam pela imigração se obedecerem a uma série de obrigações. Entre elas, ter passaporte com seis meses de validade, possuir reserva paga em hotel ou carta-convite de alguém residente no Brasil que garanta sua hospedagem, ter passagem de volta comprada e comprovar ter condição de bancar R$ 170 por dia.

As medidas de reciprocidade foram adotadas após queixas recebidas pelo governo sobre o tratamento dado pela imigração espanhola a brasileiros.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página